Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10216/121770
Author(s): Cláudia Filipa Teixeira Alves
Title: Assim se escrevem silêncios: a relevância do ensino de SignWriting a crianças surdas, na educação pré-escolar e 1.º ciclo do ensino básico geral, na disciplina de língua gestual portuguesa
Issue Date: 2019-07-16
Description: A presente dissertação pretende analisar a relevância e destacar a importância doensino de SignWriting a crianças Surdas, em idade de Educação Pré-Escolar e 1.º ciclodo Ensino Básico Geral, na disciplina de Língua Gestual Portuguesa. Sendo este um dosprincipais objetivos, a mesma tenta, igualmente: identificar as diferenças inerentes aoprocesso de aprendizagem da escrita de crianças Surdas e de crianças ouvintes;contribuir para a clarificação dos conceitos de sistema de notação de escrita das línguasgestuais e de sistema de transcrição bem como, promover a Língua Gestual Portuguesa,contribuindo para a sua estandardização, afirmação gramatical e para a valorizaçãocientífica e pedagógica do seu ensino.Para esse efeito, e apoiada nos paradigmas socioantropológicos da Surdez deLane (1984, 1992, 1995, 2005), Padden & Humphries (1989), Hoffmeister (2007),Skliar (2001), Dolnick (1993), Senghas & Monaghan (2002) e Woodward (1973), foirealizado um estudo qualitativo com recurso à análise documental e realização e análisede conteúdo de entrevistas.Participaram, neste estudo, dois professores Surdos brasileiros de LínguaBrasileira de Sinais/SignWriting (LIBRAS/SW) e dois professores Surdos portuguesesde Língua Gestual Portuguesa (LGP), num esforço de compreender qual a metodologiade ensino da língua gestual num país onde o SignWriting já está em prática, como é ocaso do Brasil e num onde não está, como é o caso de Portugal.Considera-se que as opiniões dos sujeitos da investigação não são reflexo deuma realidade geral, mas sim de situações particulares que carecem de uma análise quetenha em conta esse pressuposto. O conteúdo desta dissertação reflete um trabalho deinterpretação e perspetivas da autora, até ao momento da sua entrega. Deste modo,propõe-se que a reflexão acerca desta temática prossiga e que possa contribuir para aconstrução do conhecimento no âmbito das Ciências da Educação, entendendo o ensinode SW a crianças Surdas como positivo para o seu desenvolvimento linguístico ecognitivo.
Subject: Ciências da educação
Educational sciences
Scientific areas: Ciências sociais::Ciências da educação
Social sciences::Educational sciences
URI: https://hdl.handle.net/10216/121770
Document Type: Dissertação
Rights: openAccess
Appears in Collections:FPCEUP - Dissertação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
345039.pdfAssim se escrevem silêncios: a relevância do ensino de SignWriting a crianças surdas, na educação pré-escolar e 1.º ciclo do ensino básico geral, na disciplina de língua gestual portuguesa5.96 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.