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https://hdl.handle.net/10216/121770
Autor(es): | Cláudia Filipa Teixeira Alves |
Título: | Assim se escrevem silêncios: a relevância do ensino de SignWriting a crianças surdas, na educação pré-escolar e 1.º ciclo do ensino básico geral, na disciplina de língua gestual portuguesa |
Data de publicação: | 2019-07-16 |
Descrição: | A presente dissertação pretende analisar a relevância e destacar a importância do ensino de SignWriting a crianças Surdas, em idade de Educação Pré-Escolar e 1.º ciclo do Ensino Básico Geral, na disciplina de Língua Gestual Portuguesa. Sendo este um dos principais objetivos, a mesma tenta, igualmente: identificar as diferenças inerentes ao processo de aprendizagem da escrita de crianças Surdas e de crianças ouvintes; contribuir para a clarificação dos conceitos de sistema de notação de escrita das línguas gestuais e de sistema de transcrição bem como, promover a Língua Gestual Portuguesa, contribuindo para a sua estandardização, afirmação gramatical e para a valorização científica e pedagógica do seu ensino. Para esse efeito, e apoiada nos paradigmas socioantropológicos da Surdez de Lane (1984, 1992, 1995, 2005), Padden & Humphries (1989), Hoffmeister (2007), Skliar (2001), Dolnick (1993), Senghas & Monaghan (2002) e Woodward (1973), foi realizado um estudo qualitativo com recurso à análise documental e realização e análise de conteúdo de entrevistas. Participaram, neste estudo, dois professores Surdos brasileiros de Língua Brasileira de Sinais/SignWriting (LIBRAS/SW) e dois professores Surdos portugueses de Língua Gestual Portuguesa (LGP), num esforço de compreender qual a metodologia de ensino da língua gestual num país onde o SignWriting já está em prática, como é o caso do Brasil e num onde não está, como é o caso de Portugal. Considera-se que as opiniões dos sujeitos da investigação não são reflexo de uma realidade geral, mas sim de situações particulares que carecem de uma análise que tenha em conta esse pressuposto. O conteúdo desta dissertação reflete um trabalho de interpretação e perspetivas da autora, até ao momento da sua entrega. Deste modo, propõe-se que a reflexão acerca desta temática prossiga e que possa contribuir para a construção do conhecimento no âmbito das Ciências da Educação, entendendo o ensino de SW a crianças Surdas como positivo para o seu desenvolvimento linguístico e cognitivo. |
Assunto: | Ciências da educação Educational sciences |
Áreas do conhecimento: | Ciências sociais::Ciências da educação Social sciences::Educational sciences |
Identificador TID: | 202270246 |
URI: | https://hdl.handle.net/10216/121770 |
Tipo de Documento: | Dissertação |
Condições de Acesso: | openAccess |
Aparece nas coleções: | FPCEUP - Dissertação |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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345039.pdf | Assim se escrevem silêncios: a relevância do ensino de SignWriting a crianças surdas, na educação pré-escolar e 1.º ciclo do ensino básico geral, na disciplina de língua gestual portuguesa | 5.96 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
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