Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10216/117022
Author(s): Alícia Manuela Moreira
Title: A intervenção da CPCJ em articulação com as escolas: promoção e proteção das problemáticas de absentismo e abandono escolar
Issue Date: 2018-11-14
Description: O presente relatório dá conta do culminar de uma fase muito importante na vidaacadémica, o final do ciclo de estudos do Mestrado em Ciências da Educação,designadamente da especialização na área de Educação, Comunidades e Mudança Social.Este culminar dá-se pela via profissionalizante com a realização de um estágio curricular naComissão de Proteção de Crianças e Jovens de Marco de Canaveses (CPCJmc), onde apreocupação do trabalho realizado se desenvolveu essencialmente em torno de duasproblemáticas sociais: o abandono e o absentismo escolar, e de que forma as entidades CPCJ-Escola se unem para combater estes fenómenos. A decisão da minha intervenção sobre estasduas problemáticas deve-se ao facto de continuarem a ser uma das problemáticas maissinalizadas à CPCJmc, apesar do estatuto de concelho da região do Tâmega e Sousa com aspercentagens de abandono e absentismo escolar mais elevadas se ter revertido nos últimosanos. Desta forma, o meu estágio consistiu num acompanhamento, entre os meses de outubroa abril, das técnicas da CPCJmc, principalmente da técnica responsável pelos processos docampo da educação, designadamente a Representante do Ministério da Educação.Para compreender a intervenção e a articulação que a CPCJ concretiza com asescolas, nomeadamente no combate ao abandono e ao absentismo escolar, foi realizado umacompanhamento e um processo de observação-participante nas diversas atividadesdesenvolvidas pela CPCJ, nomeadamente: dos processos de promoção e proteção, dasreuniões nas escolas, reuniões com as famílias e jovens com processos de promoção eproteção, atividades dinamizadas pela comissão, etc. A par deste trabalho de estágioconsiderei pertinente aprofundar conhecimento acerca deste contexto e temática através darealização de entrevistas a diversos intervenientes: docentes, técnicos/as da CPCJ,técnicos/as da escola e jovens. Esta minha pesquisa contou com o contacto em particularcom três escolas (Escola Profissional, Escola Secundária e Escola Básica com 2.º e 3.ºCiclos).
Subject: Ciências da educação
Educational sciences
Scientific areas: Ciências sociais::Ciências da educação
Social sciences::Educational sciences
TID identifier: 202160211
URI: https://repositorio-aberto.up.pt/handle/10216/117022
Document Type: Dissertação
Rights: restrictedAccess
Appears in Collections:FPCEUP - Dissertação

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