Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10216/117022
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorAlícia Manuela Moreira
dc.date.accessioned2022-09-07T14:00:56Z-
dc.date.available2022-09-07T14:00:56Z-
dc.date.issued2018-11-14
dc.date.submitted2018-11-26
dc.identifier.othersigarra:300227
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10216/117022-
dc.descriptionO presente relatório dá conta do culminar de uma fase muito importante na vida académica, o final do ciclo de estudos do Mestrado em Ciências da Educação, designadamente da especialização na área de Educação, Comunidades e Mudança Social. Este culminar dá-se pela via profissionalizante com a realização de um estágio curricular na Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Marco de Canaveses (CPCJmc), onde a preocupação do trabalho realizado se desenvolveu essencialmente em torno de duas problemáticas sociais: o abandono e o absentismo escolar, e de que forma as entidades CPCJ-Escola se unem para combater estes fenómenos. A decisão da minha intervenção sobre estas duas problemáticas deve-se ao facto de continuarem a ser uma das problemáticas mais sinalizadas à CPCJmc, apesar do estatuto de concelho da região do Tâmega e Sousa com as percentagens de abandono e absentismo escolar mais elevadas se ter revertido nos últimos anos. Desta forma, o meu estágio consistiu num acompanhamento, entre os meses de outubro a abril, das técnicas da CPCJmc, principalmente da técnica responsável pelos processos do campo da educação, designadamente a Representante do Ministério da Educação. Para compreender a intervenção e a articulação que a CPCJ concretiza com as escolas, nomeadamente no combate ao abandono e ao absentismo escolar, foi realizado um acompanhamento e um processo de observação-participante nas diversas atividades desenvolvidas pela CPCJ, nomeadamente: dos processos de promoção e proteção, das reuniões nas escolas, reuniões com as famílias e jovens com processos de promoção e proteção, atividades dinamizadas pela comissão, etc. A par deste trabalho de estágio considerei pertinente aprofundar conhecimento acerca deste contexto e temática através da realização de entrevistas a diversos intervenientes: docentes, técnicos/as da CPCJ, técnicos/as da escola e jovens. Esta minha pesquisa contou com o contacto em particular com três escolas (Escola Profissional, Escola Secundária e Escola Básica com 2.º e 3.º Ciclos).
dc.language.isopor
dc.rightsrestrictedAccess
dc.subjectCiências da educação
dc.subjectEducational sciences
dc.titleA intervenção da CPCJ em articulação com as escolas: promoção e proteção das problemáticas de absentismo e abandono escolar
dc.typeDissertação
dc.contributor.uportoFaculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
dc.identifier.tid202160211
dc.subject.fosCiências sociais::Ciências da educação
dc.subject.fosSocial sciences::Educational sciences
thesis.degree.disciplineMestrado em Ciências da Educação
thesis.degree.grantorFaculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
thesis.degree.grantorUniversidade do Porto
thesis.degree.level1
Appears in Collections:FPCEUP - Dissertação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
300227.pdf
  Restricted Access
A intervenção da CPCJ em articulação com as escolas: promoção e proteção das problemáticas de absentismo e abandono escolar1.41 MBAdobe PDF    Request a copy from the Author(s)


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.