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https://hdl.handle.net/10216/117022
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.creator | Alícia Manuela Moreira | |
dc.date.accessioned | 2022-09-07T14:00:56Z | - |
dc.date.available | 2022-09-07T14:00:56Z | - |
dc.date.issued | 2018-11-14 | |
dc.date.submitted | 2018-11-26 | |
dc.identifier.other | sigarra:300227 | |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/10216/117022 | - |
dc.description | O presente relatório dá conta do culminar de uma fase muito importante na vida académica, o final do ciclo de estudos do Mestrado em Ciências da Educação, designadamente da especialização na área de Educação, Comunidades e Mudança Social. Este culminar dá-se pela via profissionalizante com a realização de um estágio curricular na Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Marco de Canaveses (CPCJmc), onde a preocupação do trabalho realizado se desenvolveu essencialmente em torno de duas problemáticas sociais: o abandono e o absentismo escolar, e de que forma as entidades CPCJ-Escola se unem para combater estes fenómenos. A decisão da minha intervenção sobre estas duas problemáticas deve-se ao facto de continuarem a ser uma das problemáticas mais sinalizadas à CPCJmc, apesar do estatuto de concelho da região do Tâmega e Sousa com as percentagens de abandono e absentismo escolar mais elevadas se ter revertido nos últimos anos. Desta forma, o meu estágio consistiu num acompanhamento, entre os meses de outubro a abril, das técnicas da CPCJmc, principalmente da técnica responsável pelos processos do campo da educação, designadamente a Representante do Ministério da Educação. Para compreender a intervenção e a articulação que a CPCJ concretiza com as escolas, nomeadamente no combate ao abandono e ao absentismo escolar, foi realizado um acompanhamento e um processo de observação-participante nas diversas atividades desenvolvidas pela CPCJ, nomeadamente: dos processos de promoção e proteção, das reuniões nas escolas, reuniões com as famílias e jovens com processos de promoção e proteção, atividades dinamizadas pela comissão, etc. A par deste trabalho de estágio considerei pertinente aprofundar conhecimento acerca deste contexto e temática através da realização de entrevistas a diversos intervenientes: docentes, técnicos/as da CPCJ, técnicos/as da escola e jovens. Esta minha pesquisa contou com o contacto em particular com três escolas (Escola Profissional, Escola Secundária e Escola Básica com 2.º e 3.º Ciclos). | |
dc.language.iso | por | |
dc.rights | restrictedAccess | |
dc.subject | Ciências da educação | |
dc.subject | Educational sciences | |
dc.title | A intervenção da CPCJ em articulação com as escolas: promoção e proteção das problemáticas de absentismo e abandono escolar | |
dc.type | Dissertação | |
dc.contributor.uporto | Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação | |
dc.identifier.tid | 202160211 | |
dc.subject.fos | Ciências sociais::Ciências da educação | |
dc.subject.fos | Social sciences::Educational sciences | |
thesis.degree.discipline | Mestrado em Ciências da Educação | |
thesis.degree.grantor | Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação | |
thesis.degree.grantor | Universidade do Porto | |
thesis.degree.level | 1 | |
Appears in Collections: | FPCEUP - Dissertação |
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300227.pdf Restricted Access | A intervenção da CPCJ em articulação com as escolas: promoção e proteção das problemáticas de absentismo e abandono escolar | 1.41 MB | Adobe PDF | Request a copy from the Author(s) |
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