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https://hdl.handle.net/10216/117022
Autor(es): | Alícia Manuela Moreira |
Título: | A intervenção da CPCJ em articulação com as escolas: promoção e proteção das problemáticas de absentismo e abandono escolar |
Data de publicação: | 2018-11-14 |
Descrição: | O presente relatório dá conta do culminar de uma fase muito importante na vida académica, o final do ciclo de estudos do Mestrado em Ciências da Educação, designadamente da especialização na área de Educação, Comunidades e Mudança Social. Este culminar dá-se pela via profissionalizante com a realização de um estágio curricular na Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Marco de Canaveses (CPCJmc), onde a preocupação do trabalho realizado se desenvolveu essencialmente em torno de duas problemáticas sociais: o abandono e o absentismo escolar, e de que forma as entidades CPCJ-Escola se unem para combater estes fenómenos. A decisão da minha intervenção sobre estas duas problemáticas deve-se ao facto de continuarem a ser uma das problemáticas mais sinalizadas à CPCJmc, apesar do estatuto de concelho da região do Tâmega e Sousa com as percentagens de abandono e absentismo escolar mais elevadas se ter revertido nos últimos anos. Desta forma, o meu estágio consistiu num acompanhamento, entre os meses de outubro a abril, das técnicas da CPCJmc, principalmente da técnica responsável pelos processos do campo da educação, designadamente a Representante do Ministério da Educação. Para compreender a intervenção e a articulação que a CPCJ concretiza com as escolas, nomeadamente no combate ao abandono e ao absentismo escolar, foi realizado um acompanhamento e um processo de observação-participante nas diversas atividades desenvolvidas pela CPCJ, nomeadamente: dos processos de promoção e proteção, das reuniões nas escolas, reuniões com as famílias e jovens com processos de promoção e proteção, atividades dinamizadas pela comissão, etc. A par deste trabalho de estágio considerei pertinente aprofundar conhecimento acerca deste contexto e temática através da realização de entrevistas a diversos intervenientes: docentes, técnicos/as da CPCJ, técnicos/as da escola e jovens. Esta minha pesquisa contou com o contacto em particular com três escolas (Escola Profissional, Escola Secundária e Escola Básica com 2.º e 3.º Ciclos). |
Assunto: | Ciências da educação Educational sciences |
Áreas do conhecimento: | Ciências sociais::Ciências da educação Social sciences::Educational sciences |
Identificador TID: | 202160211 |
URI: | https://hdl.handle.net/10216/117022 |
Tipo de Documento: | Dissertação |
Condições de Acesso: | restrictedAccess |
Aparece nas coleções: | FPCEUP - Dissertação |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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300227.pdf Restricted Access | A intervenção da CPCJ em articulação com as escolas: promoção e proteção das problemáticas de absentismo e abandono escolar | 1.41 MB | Adobe PDF | Request a copy from the Author(s) |
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