Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10216/117022
Autor(es): Alícia Manuela Moreira
Título: A intervenção da CPCJ em articulação com as escolas: promoção e proteção das problemáticas de absentismo e abandono escolar
Data de publicação: 2018-11-14
Descrição: O presente relatório dá conta do culminar de uma fase muito importante na vida académica, o final do ciclo de estudos do Mestrado em Ciências da Educação, designadamente da especialização na área de Educação, Comunidades e Mudança Social. Este culminar dá-se pela via profissionalizante com a realização de um estágio curricular na Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Marco de Canaveses (CPCJmc), onde a preocupação do trabalho realizado se desenvolveu essencialmente em torno de duas problemáticas sociais: o abandono e o absentismo escolar, e de que forma as entidades CPCJ-Escola se unem para combater estes fenómenos. A decisão da minha intervenção sobre estas duas problemáticas deve-se ao facto de continuarem a ser uma das problemáticas mais sinalizadas à CPCJmc, apesar do estatuto de concelho da região do Tâmega e Sousa com as percentagens de abandono e absentismo escolar mais elevadas se ter revertido nos últimos anos. Desta forma, o meu estágio consistiu num acompanhamento, entre os meses de outubro a abril, das técnicas da CPCJmc, principalmente da técnica responsável pelos processos do campo da educação, designadamente a Representante do Ministério da Educação. Para compreender a intervenção e a articulação que a CPCJ concretiza com as escolas, nomeadamente no combate ao abandono e ao absentismo escolar, foi realizado um acompanhamento e um processo de observação-participante nas diversas atividades desenvolvidas pela CPCJ, nomeadamente: dos processos de promoção e proteção, das reuniões nas escolas, reuniões com as famílias e jovens com processos de promoção e proteção, atividades dinamizadas pela comissão, etc. A par deste trabalho de estágio considerei pertinente aprofundar conhecimento acerca deste contexto e temática através da realização de entrevistas a diversos intervenientes: docentes, técnicos/as da CPCJ, técnicos/as da escola e jovens. Esta minha pesquisa contou com o contacto em particular com três escolas (Escola Profissional, Escola Secundária e Escola Básica com 2.º e 3.º Ciclos).
Assunto: Ciências da educação
Educational sciences
Áreas do conhecimento: Ciências sociais::Ciências da educação
Social sciences::Educational sciences
Identificador TID: 202160211
URI: https://hdl.handle.net/10216/117022
Tipo de Documento: Dissertação
Condições de Acesso: restrictedAccess
Aparece nas coleções:FPCEUP - Dissertação

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
300227.pdf
  Restricted Access
A intervenção da CPCJ em articulação com as escolas: promoção e proteção das problemáticas de absentismo e abandono escolar1.41 MBAdobe PDF    Request a copy from the Author(s)


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.