Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10216/116734
Author(s): Sandra Fernandes de Oliveira
Title: Medição de impacto social de um projeto de promoção de igualdade e prevenção da violência de género e doméstica
Issue Date: 2018-11-15
Description: O presente estudo faz parte de uma investigação cujo objetivo é a Medição doImpacto Social (MIS) do Projeto SER, um projeto promovido pela APAV - AssociaçãoPortuguesa de Apoio à VítimaAntes de se poder realizar a Medição do Impacto Social torna-se necessário adaptaro modelo de MIS à "população-alvo". O principal objetivo deste trabalho passa porcompreender as representações das crianças e das suas mães e pais sobre a violência,nomeadamente o modo como concebem as dinâmicas e processos que lhes estão associadospara, desta forma, ser possível desenvolver um modelo de medição de impacto socialadequado.Para a concretização deste objetivo foi realizado um estudo com 48 participantes (25crianças e 23 mães/pais) onde estes, através de uma técnica de evocação livre, responderama seis questões acerca da violência. A produção lexical das/os participantes foi submetida auma análise de conteúdo.Os resultados do estudo sugerem que a produção lexical das crianças é superior à daspessoas adultas. Verificou-se uma maior produção de conteúdo na Dimensão Sentimentosvivenciados pela vítima de violência do que sobre qualquer outra Dimensão. Quandocomparados os grupos, observa-se que as crianças elaboram mais do que as pessoas adultasacerca da Definição da Violência, sobre as suas Causas, as Formas de Resolução eEmoções/Sentimentos experienciados pela vítima. Relativamente aos Pensamentos eComportamentos da Vítima, os dois grupos não diferem.Considerando os resultados, é possível compreender que, apesar de as crianças (e atémesmo as pessoas adultas) por vezes não conseguirem utilizar o nome dosconstrutos/conceitos propriamente ditos, conseguem enumerá-los e descrevê-los. Ascrianças fazem-no mais facilmente através da utilização de exemplos práticos do seuquotidiano. Não é surpreendente esta evidência se considerarmos o seu desenvolvimentopsicossocial ou sociocognitivo que, segundo a teoria piagetiana, será o estádio operatório-concreto. É, então, fulcral que no modelo de Medição de Impacto Social do Programa HORADE SER sejam utilizados vários exemplos práticos e concretos, de forma a complementar osconstrutos e conceitos das dimensões que foram consideradas indicadores de impacto social.
Subject: Psicologia
Psychology
Scientific areas: Ciências sociais::Psicologia
Social sciences::Psychology
TID identifier: 202156133
URI: https://repositorio-aberto.up.pt/handle/10216/116734
Document Type: Dissertação
Rights: restrictedAccess
Appears in Collections:FPCEUP - Dissertação

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