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https://hdl.handle.net/10216/116734
Author(s): | Sandra Fernandes de Oliveira |
Title: | Medição de impacto social de um projeto de promoção de igualdade e prevenção da violência de género e doméstica |
Issue Date: | 2018-11-15 |
Description: | O presente estudo faz parte de uma investigação cujo objetivo é a Medição do Impacto Social (MIS) do Projeto SER, um projeto promovido pela APAV - Associação Portuguesa de Apoio à Vítima Antes de se poder realizar a Medição do Impacto Social torna-se necessário adaptar o modelo de MIS à "população-alvo". O principal objetivo deste trabalho passa por compreender as representações das crianças e das suas mães e pais sobre a violência, nomeadamente o modo como concebem as dinâmicas e processos que lhes estão associados para, desta forma, ser possível desenvolver um modelo de medição de impacto social adequado. Para a concretização deste objetivo foi realizado um estudo com 48 participantes (25 crianças e 23 mães/pais) onde estes, através de uma técnica de evocação livre, responderam a seis questões acerca da violência. A produção lexical das/os participantes foi submetida a uma análise de conteúdo. Os resultados do estudo sugerem que a produção lexical das crianças é superior à das pessoas adultas. Verificou-se uma maior produção de conteúdo na Dimensão Sentimentos vivenciados pela vítima de violência do que sobre qualquer outra Dimensão. Quando comparados os grupos, observa-se que as crianças elaboram mais do que as pessoas adultas acerca da Definição da Violência, sobre as suas Causas, as Formas de Resolução e Emoções/Sentimentos experienciados pela vítima. Relativamente aos Pensamentos e Comportamentos da Vítima, os dois grupos não diferem. Considerando os resultados, é possível compreender que, apesar de as crianças (e até mesmo as pessoas adultas) por vezes não conseguirem utilizar o nome dos construtos/conceitos propriamente ditos, conseguem enumerá-los e descrevê-los. As crianças fazem-no mais facilmente através da utilização de exemplos práticos do seu quotidiano. Não é surpreendente esta evidência se considerarmos o seu desenvolvimento psicossocial ou sociocognitivo que, segundo a teoria piagetiana, será o estádio operatório-concreto. É, então, fulcral que no modelo de Medição de Impacto Social do Programa HORA DE SER sejam utilizados vários exemplos práticos e concretos, de forma a complementar os construtos e conceitos das dimensões que foram consideradas indicadores de impacto social. |
Subject: | Psicologia Psychology |
Scientific areas: | Ciências sociais::Psicologia Social sciences::Psychology |
TID identifier: | 202156133 |
URI: | https://hdl.handle.net/10216/116734 |
Document Type: | Dissertação |
Rights: | restrictedAccess |
Appears in Collections: | FPCEUP - Dissertação |
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