Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10216/108530
Author(s): Ana Raquel De Castro Lemos Lopes
Title: Educação, escola e justiça: a reflexão de docentes do Movimento da Escola Moderna Portuguesa
Issue Date: 2017-11-14
Description: No presente estudo procura-se responder à questão, "Como se educa para ajustiça na escola?'', a partir da análise dos discursos sobre as práticas e os projetos realizados por educadoras e professores do Movimento da Escola Moderna Portuguesa, de forma a contribuir para a discussão sobre a forma como a escola pode e deve educar para que os alunos desenvolvam o conceito de justiça. O estudo, de caráter qualitativo, assentou em dados recolhidos através de entrevistas semiestruturadas a duas educadoras de infância e três docentes do 1° Ciclo do Ensino Básico, associados daquele movimento e com uma experiência profissional relevante, concluindo-se que, na perspetiva dos entrevistados, o desenvolvimento do conceito de justiça como objetivo educativo é algo que não poderá ser dissociado de práticas de planeamento, de mediação pedagógica e de avaliação que permitam potenciar o protagonismo dos alunos, a cooperação entre estes e a sua participação ativa na gestão dos quotidianos das respetivas salas de aula.
Subject: Ciências da educação
Educational sciences
Scientific areas: Ciências sociais::Ciências da educação
Social sciences::Educational sciences
TID identifier: 201832569
URI: https://hdl.handle.net/10216/108530
Document Type: Dissertação
Rights: openAccess
Appears in Collections:FPCEUP - Dissertação

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