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https://hdl.handle.net/10216/108530
Autor(es): | Ana Raquel De Castro Lemos Lopes |
Título: | Educação, escola e justiça: a reflexão de docentes do Movimento da Escola Moderna Portuguesa |
Data de publicação: | 2017-11-14 |
Descrição: | No presente estudo procura-se responder à questão, "Como se educa para ajustiça na escola?'', a partir da análise dos discursos sobre as práticas e os projetos realizados por educadoras e professores do Movimento da Escola Moderna Portuguesa, de forma a contribuir para a discussão sobre a forma como a escola pode e deve educar para que os alunos desenvolvam o conceito de justiça. O estudo, de caráter qualitativo, assentou em dados recolhidos através de entrevistas semiestruturadas a duas educadoras de infância e três docentes do 1° Ciclo do Ensino Básico, associados daquele movimento e com uma experiência profissional relevante, concluindo-se que, na perspetiva dos entrevistados, o desenvolvimento do conceito de justiça como objetivo educativo é algo que não poderá ser dissociado de práticas de planeamento, de mediação pedagógica e de avaliação que permitam potenciar o protagonismo dos alunos, a cooperação entre estes e a sua participação ativa na gestão dos quotidianos das respetivas salas de aula. |
Assunto: | Ciências da educação Educational sciences |
Áreas do conhecimento: | Ciências sociais::Ciências da educação Social sciences::Educational sciences |
Identificador TID: | 201832569 |
URI: | https://hdl.handle.net/10216/108530 |
Tipo de Documento: | Dissertação |
Condições de Acesso: | openAccess |
Aparece nas coleções: | FPCEUP - Dissertação |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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227442.pdf | Educação, escola e justiça: a reflexão de docentes do Movimento da Escola Moderna Portuguesa | 3.45 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
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