Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10216/96124
Author(s): Rosário, Rafaela
Pereira, Beatriz
Araújo, Ana
Lopes, Óscar
Padrão, Patríca
Teixeira, Vítor Hugo
Oliveira, Bruno M.P.M.
Barros, Renata
Moreira, André
Moreira, Pedro
Title: Qual o impacte de uma intervenção com setting na escola na atividade física em crianças?
Issue Date: 2011
Description: Introdução: A prevalência do excesso de peso e obesidade em crianças está a assumir proporçõesalarmantes quer em Portugal (Padez, Fernandes, Mourão, Moreira, & Rosado, 2004) quer no mundo(World Health Organization, 2007). O presente estudo pretende avaliar o impacte de uma intervençãoimplementada por professores, com educação e formação em estilos de vida saudáveis, na ActividadeFísica (AF) das crianças dos 6 aos 10 anos.Metodologia: A colheita de dados ocorreu em dois momentos, antes e após a intervenção e, incluiu amonitorização de parâmetros antropométricos tendo por base procedimentos internacionalmenteaceites (WHO, 1995) como o peso, altura, perímetro de cintura. a entrevista de recordação alimentardas 24h anteriores e, um questionário dirigido aos pais sobre a AF da criança e perfil sociodemográfico.O programa de intervenção Prevenir a Obesidade Tornando-se Saudável (POTS), baseado nospressupostos teóricos do modelo de promoção de saúde (Pender, 1996), foi conduzido entre Outubro de 2008 e Março de 2009, após a aprovação das escolas onde o estudo decorreu.Resultados: Participaram no primeiro momento do estudo 235 raparigas e 225 rapazes com umamédia de idades de 8.3 1.2 anos. Verificou-se que o aumento do Índice de AF das crianças avaliadasno período pós-intervenção foi significativamente superior no grupo de intervenção comparativamentecom a do grupo controlo [média(dp): 7.04 (0.48) versus 4.95 (0.49); p= 0.002], mesmo ajustando para aeducação dos pais, valor energético total no pré-intervenção e mantendo as crianças "nested" nasescolas.Conclusão: Os resultados sugerem que é possível aumentar a AF recorrendo a uma intervençãobaseada na formação contínua de professores. Mais trabalhos deverão ser realizados para saber se oaumento é mantido no tempo, e se pode ser reproduzido noutras realidades escolares e sociodemográficas.
Subject: Ciências da Saúde, Ciências da saúde
Health sciences, Health sciences
Scientific areas: Ciências médicas e da saúde::Ciências da saúde
Medical and Health sciences::Health sciences
URI: https://repositorio-aberto.up.pt/handle/10216/96124
Source: Atas do VII Seminário Internacional de Educação Física, Lazer e Saúde: atividade física, promotora de saúde e desenvolvimento pessoal e social
Document Type: Artigo em Livro de Atas de Conferência Internacional
Rights: restrictedAccess
Appears in Collections:FCNAUP - Artigo em Livro de Atas de Conferência Internacional

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