Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10216/86879
Author(s): Silva, Armando Malheiro da
Fernandez Marcial, Viviana
Martins, Fernanda
Title: A investigação em literacia informacional: abordagem a partir de um projeto de âmbito nacional
Issue Date: 2016
Abstract: Information literacy (IL) has been establishing itself as an important issue in the field ofInformation Science. When analyzing literature, four main lines of research emerge, namely, theoretical,interface studies relating epistemological aspects and more practical ones and research that study the levelsof information literacy in different age groups. Between 2007 and 2010 a project has been developed -Information literacy in the context of the European Higher Education Area: a study of information competencies in Portugal (elit.pt) that fits in the latter type of research. The aim of the project was tounderstand how High Education students face information skills required by the European HigherEducation Area (EHEA). In this paper the team experience is presented in terms of research methodologyfor analyzing information skills. The research done has had some peculiarities that distinguish it from otherstudies of IL. A theoretical framework has been build and it justified the practical aspects of the project, alarge sample that included various regions of the country was analyzed and either qualitative or quantitativemethods have been used. Thus, the ability and the attitude of students in higher education in relation toinformation literacy has been evaluated but also of the secondary school students as education is a systemand consequently, understanding the skills acquired at this level determine the behavior of subsequentinformation use. As the levels of IL could potentially be dissimilar in different geographic areas of Portugalthe study on a national scale, to allow comparisons between regions with different levels of developmenthas been conducted. Qualitative methods (for interviews and focus group) were firstly used allowingobtaining valuable indicators about the expectations, needs and using of information by students. Theseindicators were later employed in the construction of the questionnaire, which was applied in ten secondaryschools and ten Schools of higher education (university and polytechnic) and that has been statisticallyprocessed. This questionnaire consisted of 54 items with a core group and cross-cutting issues. Thestatistical data treatment has allowed, for example, comparing the results of some groups (gender, secondaryand higher education levels, university and polytechnic degrees and different regions of the country). Thispaper presents the methodological choices of the research and some of its limitations emphasizing theimportance of developing effective methods for research in IL.
Description: A literacia informacional (LI) tem vindo a impor-se como uma importante problemática nocampo da Ciência da Informação. Na análise da literatura surgem quatro linhas fundamentais de pesquisa,nomeadamente, de caráter teórico, de interface entre os estudos de cariz mais epistemológico e uma visãomais prática de pesquisas em que se estudam os níveis de competência informacional de diferentes faixasetárias. Entre 2007 e 2010 desenvolveu-se um projeto - A literacia informacional no contexto do EspaçoEuropeu do Ensino Superior: estudo das competências informacionais em Portugal (elit.pt) - que seenquadra neste último tipo de trabalhos. Pretendia-se compreender como os estudantes universitáriosenfrentam as competências de informação exigidas pela criação do Espaço Europeu do Ensino Superior(EEES). Neste artigo apresenta-se a experiência da equipa de trabalho em termos da metodologia deinvestigação utilizada para analisar as competências informacionais com o propósito de refletir sob asparticularidades e dificuldades de investigação neste campo. A pesquisa desenvolvida teve algumaspeculiaridades que a distinguem de outros estudos de LI na medida em que se construiu um enquadramentoteórico que fundamentou a prática, se analisou uma ampla amostra em nível nacional e se utilizou umametodologia que recorreu a métodos qualitativos e quantitativos. Assim, avaliou-se a aptidão e a atitude deestudantes do ensino superior em relação à literacia da informação, mas também dos estudantes do ensinosecundário, uma vez que se considerou a educação como um sistema e, consequentemente; se entende queas competências adquiridas em este nível determinam o comportamento de informação posterior. Partiuseainda do pressuposto de que os níveis de LI poderiam ser potencialmente diferentes em áreas geográficasdistintas de Portugal, tendo-se realizado o estudo numa escala nacional, de modo a permitir comparaçõesentre regiões com diferentes níveis de desenvolvimento. Recorreu-se inicialmente ao método qualitativo(através de grupo de foco e entrevistas) o que permitiu obter indicadores preciosos sobre as expectativas,as necessidades e o uso da informação por parte dos estudantes. Esses indicadores foram posteriormenteutilizados na elaboração do questionário, que foi aplicado em dez escolas secundárias e dez escolas de nívelsuperior (Politécnico e Universitário) e que obteve tratamento quantitativo. Este questionário eraconstituído por 54 itens com um grupo central e questões transversais. O tratamento de dados estatísticospermitiu, nomeadamente, comparar os resultados de alguns grupos (sexo, nível de ensino secundário esuperior, ensino universitário e politécnico, diferentes licenciaturas ou áreas de ensino e regiões do país).No presente artigo apresentam-se as opções metodológicas da pesquisa refletindo igualmente sobre algumasdas suas limitações e salienta-se a importância de se desenvolverem métodos eficazes para a investigaçãoem L
Subject: Ciência da Informação
Information science
URI: https://repositorio-aberto.up.pt/handle/10216/86879
Source: A literacia da informação em Portugal: um diagnóstico, um modelo e uma reflexão prospetiva (2007-2010)
Document Type: Capítulo ou Parte de Livro
Rights: openAccess
Appears in Collections:FLUP - Capítulo ou Parte de Livro

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