Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10216/84056
Author(s): José Martins Ferreira
João Pedro Pêgo
Ana Mouraz
Amélia Lopes
José Fernando Oliveira
Isabel Ferreira
Title: De Par em Par
Issue Date: 2014-04
Description: O ensino da Engenharia tem vindo gradualmente a evoluir da exclusiva e sempre necessáriaqualificação técnica para uma qualificação mais abrangente e mais atenta à diversidade dosestudantes. Para fazer face a esse desígnio não só se reorganizaram os currículos daformação dos engenheiros de forma a privilegiar as chamadas soft skills como tem vindo aser dada atenção à formação pedagógica dos professores. A questão que pode colocar-se é ade saber qual é a melhor forma de desenvolver essa formação dos professores, quando sesabe que uma parte significativa dos docentes do ensino superior são cooptados pela suacompetência científica e investigativa. O projeto De Par em Par que aqui se apresentainiciou-se na FEUP e na FPCEUP há 4 anos, para promover a observação de pares comouma estratégia , por excelência, dessa formação.O projeto trata de abrir a sala de aula a outros docentes, pares de profissão, ainda que deáreas científicas completamente díspares. Subjacente à iniciativa está a convicção que, paraalém das áreas científicas, há um núcleo de comunidade que resulta do facto de se trabalharnum mesmo nível de ensino o superior, e de uma mesma tarefa a de promover asaprendizagens dos estudantes. Tal convicção sustenta a ideia que diferentes olhares, mesmooriundos de outras áreas do saber (e até talvez por isso), podem ser uma componenteessencial do desenvolvimento profissional dos professores, nomeadamente da suacomponente pedagógica [Mouraz et al, 2011].Para atingir os objetivos referidos será organizado um esquema de observação de pares interinstitucional destinado aos docentes interessados e pensado como instrumento de melhoriado seu desempenho. O processo formativo decorre da reflexão sobre as observações,complementado por sessões de formação, resultantes das evidências que os registosdevolverem. Serão desenvolvidas ações de disseminação e estabelecidas redes com outrasUniversidades do espaço lusófono, a quem a iniciativa interesse. O projeto conclui com umseminário internacional para apresentação de resultados e partilha de experiências.
Subject: Educação, Ciências da educação
Education, Educational sciences
URI: http://hdl.handle.net/10216/84056
Source: 7º Congresso Luso-Moçambicano de Engenharia de Moçambique
Document Type: Artigo em Livro de Atas de Conferência Internacional
Rights: openAccess
License: https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/
Appears in Collections:FEUP - Artigo em Livro de Atas de Conferência Internacional
FPCEUP - Artigo em Livro de Atas de Conferência Internacional
FFUP - Artigo em Livro de Atas de Conferência Internacional

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
136065.pdf28.33 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons