Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10216/68854
Author(s): Ribeiro, Sandra Cristina Duarte
Title: Critérios de Referenciação para a consulta interna de Nutrição a doentes de internamento do Hospital Pedro Hispano, E.P.E.
Issue Date: 2012
Abstract: Resumo da tese: A desnutrição e o risco de desnutrição em contexto hospitalar continua a ser um problema subdiagnosticado e subvalorizado. Estudos tem sido conduzidos no sentido do levantamento de dados acerca da prevalência da desnutrição e do risco nutricional assim como na elaboração de recomendações por forma minimizar o impacto negativo desta situação. Impacto negativo esse traduzido em maiores índices de morbimortalidade e custos com a despesa na saúde. Pese embora a investigação e deteção do problema e a definição de estratégias de atuação, o facto é que a desnutrição em contexto hospitalar abrange ainda 20 a 50% dos doentes admitidos em internamento. Aumento das complicações clínicas, do tempo do internamento hospitalar, da mortalidade e dos custos com a saúde, são de uma forma muito lata as consequências de uma intervenção aquém do ideal neste domínio. A presente monografia pretende dar um contributo ao nível do que se tem investigado e proposto nesta área. Aprofunda-se a informação objetiva com as perceções da própria autora sobre o tema e conclui-se com o apontar de algumas propostas de intervenção.Thesis abstract: Malnutrition and the risk of malnutrition in hospital settings remains an underdiagnosed and underappreciated problem. Studies have been conducted to survey the data on the prevalence of malnutrition and nutritional risk as well as making recommendations in order to minimize the negative impact of this situation. Negative impact expressed in higher rates of mortality and costs in health. Despite the research and detection of the problem and developing strategies for action, the fact is that malnutrition in the hospital setting covers 20-50% of patients admitted to hospital. Increase in clinical complications, time of hospitalization, mortality and health care costs, are very broadly the consequences of a suboptimal intervention in this area. This document aims to contribute to a reflexion on what has been investigated and proposed in this area. Aim to deepen this information with my own perceptions on the subject. l conclude with some proposals on the point of intervention.
Description: Trabalho complementar (Monografia) realizado no âmbito da Unidade Curricular Estágio da Licenciatura em Ciências da Nutrição da Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto, sob orientação de Prof. Doutor Pedro Graça (Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto) e coorientação de Dra. Liliana Sousa (Hospital de Matosinhos)
Subject: Ciências da Saúde, Ciências médicas e da saúde
Health sciences, Medical and Health sciences
Scientific areas: Ciências médicas e da saúde
Medical and Health sciences
URI: https://repositorio-aberto.up.pt/handle/10216/68854
Document Type: Trabalho Académico
Rights: openAccess
License: https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/
Appears in Collections:FCNAUP - Trabalho Académico

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
39776.pdf367.78 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons