Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10216/65757
Author(s): Martins, M.J.
Torres, Duarte
Azevedo, I.
Alçada, M.N.
Martel. F.
Keating. E.
Guimarães, J.T.
Faria, A.
Calhau, C.
Gonçalves, P.
Negrão, R.
Monteiro, R.
Fonte, R.
Ferreira, M.A.
Title: Mudança de paradigma no ensino da Bioquímica na licenciatura em Ciências da Nutrição na Universidade do Porto
Issue Date: 2012
Description: No primeiro ano da licenciatura em Ciências da Nutrição, na Faculdade de Ciências da Nutriçãoe Alimentação, da Universidade do Porto, existem duas Unidades Curriculares que introduzem aBioquímica aos estudantes [Química Orgânica e Bioquímica I (no 1º e 2º semestres,respetivamente)] e cujos programas e modalidades pedagógicas estão inter-relacionados,confrontando o estudante, progressivamente ao longo do ano letivo, com oportunidades deaprendizagem ativa.A divulgação de descobertas científicas e o envolvimento dos estudantes em projetos deinvestigação científica melhoram a aprendizagem e a retenção de conhecimentos, assim comooperacionalizam a sua aplicabilidade prática, ao mesmo tempo que desenvolvem um efeitopositivo no interesse pela investigação científica.Com o objetivo de melhorar não só a aquisição de conhecimentos, mas também a compreensão e aplicabilidade dos mesmos, assim como o desenvolvimento de competências e de raciocíniohipotético-dedutivo pelos estudantes, o ensino da Bioquímica "tradicional/clássico/base" foimodificado de modo a: 1) introduzir a discussão de artigos científicos relevantes (nas sessõesteóricas e/ou práticas); 2) possibilitar o contacto com a investigação científica feita pelosdocentes (nas sessões teóricas) e 3) possibilitar a realização de pequenos projetos deinvestigação científica (nas sessões práticas). Nestas 3 modalidades pedagógicas estãosubjacentes temas bioquímicos que integram o programa "clássico/base" das referidas UnidadesCurriculares. Adicionalmente, ao estudante são divulgados, nas 3 modalidades pedagógicasacima referidas, temas atuais da Bioquímica Nutricional ao mesmo tempo que contacta comtodas as fases da metodologia de aquisição de conhecimentos, de raciocínio e de investigaçãousadas na área da Nutrição.
Subject: Bioquímica, Métodos de ensino, Ciências da educação
Biochemistry, Teaching methods, Educational sciences
Scientific areas: Ciências sociais::Ciências da educação
Social sciences::Educational sciences
URI: https://repositorio-aberto.up.pt/handle/10216/65757
Source: Ensino Superior: Inovação e Qualidade na Docência
Document Type: Capítulo ou Parte de Livro
Rights: openAccess
License: https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/
Appears in Collections:FCNAUP - Capítulo ou Parte de Livro

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
47986.pdf555.95 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons