Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/10216/65757
Author(s): | Martins, M.J. Torres, Duarte Azevedo, I. Alçada, M.N. Martel. F. Keating. E. Guimarães, J.T. Faria, A. Calhau, C. Gonçalves, P. Negrão, R. Monteiro, R. Fonte, R. Ferreira, M.A. |
Title: | Mudança de paradigma no ensino da Bioquímica na licenciatura em Ciências da Nutrição na Universidade do Porto |
Issue Date: | 2012 |
Description: | No primeiro ano da licenciatura em Ciências da Nutrição, na Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação, da Universidade do Porto, existem duas Unidades Curriculares que introduzem a Bioquímica aos estudantes [Química Orgânica e Bioquímica I (no 1º e 2º semestres, respetivamente)] e cujos programas e modalidades pedagógicas estão inter-relacionados, confrontando o estudante, progressivamente ao longo do ano letivo, com oportunidades de aprendizagem ativa. A divulgação de descobertas científicas e o envolvimento dos estudantes em projetos de investigação científica melhoram a aprendizagem e a retenção de conhecimentos, assim como operacionalizam a sua aplicabilidade prática, ao mesmo tempo que desenvolvem um efeito positivo no interesse pela investigação científica. Com o objetivo de melhorar não só a aquisição de conhecimentos, mas também a compreensão e aplicabilidade dos mesmos, assim como o desenvolvimento de competências e de raciocínio hipotético-dedutivo pelos estudantes, o ensino da Bioquímica "tradicional/clássico/base" foi modificado de modo a: 1) introduzir a discussão de artigos científicos relevantes (nas sessões teóricas e/ou práticas); 2) possibilitar o contacto com a investigação científica feita pelos docentes (nas sessões teóricas) e 3) possibilitar a realização de pequenos projetos de investigação científica (nas sessões práticas). Nestas 3 modalidades pedagógicas estão subjacentes temas bioquímicos que integram o programa "clássico/base" das referidas Unidades Curriculares. Adicionalmente, ao estudante são divulgados, nas 3 modalidades pedagógicas acima referidas, temas atuais da Bioquímica Nutricional ao mesmo tempo que contacta com todas as fases da metodologia de aquisição de conhecimentos, de raciocínio e de investigação usadas na área da Nutrição. |
Subject: | Bioquímica, Métodos de ensino, Ciências da educação Biochemistry, Teaching methods, Educational sciences |
Scientific areas: | Ciências sociais::Ciências da educação Social sciences::Educational sciences |
URI: | https://hdl.handle.net/10216/65757 |
Source: | Ensino Superior: Inovação e Qualidade na Docência |
Document Type: | Capítulo ou Parte de Livro |
Rights: | openAccess |
License: | https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ |
Appears in Collections: | FCNAUP - Capítulo ou Parte de Livro |
This item is licensed under a Creative Commons License