Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/10216/54882
Author(s): | Ferreira, Cláudia Fernandes |
Title: | O uso do quadro interactivo multimédia nas aulas de língua estrangeira como elemento motivador |
Publisher: | Porto : [Edição do Autor] |
Issue Date: | 2010 |
Abstract: | Este relatório insere-se no âmbito do estudo do Quadro Interactivo Multimédia (QIM) e a sua relação com o processo educativo, a partir de uma problemática observada - a falta de motivação - em duas turmas na aprendizagem de língua estrangeira da Escola Secundária/3 Aurélia de Sousa (ESAS). Tendo participado neste estudo o total de 46 alunos, distribuídos pela turma do terceiro ciclo do ensino básico, o 7°C, e pela turma do ensino secundário, o 10°J. O objectivo desta IA é verificar o efeito do uso dos QIM como uma ferramenta educacional impulsionadora da motivação dos alunos de língua estrangeira, visto que as tecnologias desempenham um papel fundamental quatidiano dos alunos. Parte-se do princípio de que, esta ferramenta permite motivar os alunos e favorece a aprendizagem pois possibilita o apoio visual e a interactividade das aulas, encorajando os alunos a uma maior participação fomentando a sua capacidade de concentração. Embora a investigação tenha sido condicionada pela sua brevidade e pelo seu limitado contexto, os resultados obtidos são indicadores da potencialidade motivadora dos QIM. |
Subject: | Língua estrangeira - Ensino Quadro interactivo multimédia |
URI: | http://hdl.handle.net/10216/54882 |
Catalogue Link: | http://aleph.letras.up.pt/F?func=find-b&find_code=SYS&request=000205591 |
Document Type: | Dissertação |
Rights: | openAccess |
Appears in Collections: | FLUP - Dissertação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
claudiaferreiravol1000122938.pdf | 2.93 MB | Adobe PDF | View/Open | |
claudiaferreiravol2000122940.pdf | 26.16 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.