Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10216/54882
Author(s): Ferreira, Cláudia Fernandes
Title: O uso do quadro interactivo multimédia nas aulas de língua estrangeira como elemento motivador
Publisher: Porto : [Edição do Autor]
Issue Date: 2010
Abstract: Este relatório insere-se no âmbito do estudo do Quadro Interactivo Multimédia (QIM) e a sua relação com o processo educativo, a partir de uma problemática observada - a falta de motivação - em duas turmas na aprendizagem de língua estrangeira da Escola Secundária/3 Aurélia de Sousa (ESAS). Tendo participado neste estudo o total de 46 alunos, distribuídos pela turma do terceiro ciclo do ensino básico, o 7°C, e pela turma do ensino secundário, o 10°J. O objectivo desta IA é verificar o efeito do uso dos QIM como uma ferramenta educacional impulsionadora da motivação dos alunos de língua estrangeira, visto que as tecnologias desempenham um papel fundamental quatidiano dos alunos. Parte-se do princípio de que, esta ferramenta permite motivar os alunos e favorece a aprendizagem pois possibilita o apoio visual e a interactividade das aulas, encorajando os alunos a uma maior participação fomentando a sua capacidade de concentração. Embora a investigação tenha sido condicionada pela sua brevidade e pelo seu limitado contexto, os resultados obtidos são indicadores da potencialidade motivadora dos QIM.
Subject: Língua estrangeira - Ensino
Quadro interactivo multimédia
URI: http://hdl.handle.net/10216/54882
Catalogue Link: http://aleph.letras.up.pt/F?func=find-b&find_code=SYS&request=000205591
Document Type: Dissertação
Rights: openAccess
Appears in Collections:FLUP - Dissertação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
claudiaferreiravol1000122938.pdf2.93 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
claudiaferreiravol2000122940.pdf26.16 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.