Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10216/54882
Autor(es): Ferreira, Cláudia Fernandes
Título: O uso do quadro interactivo multimédia nas aulas de língua estrangeira como elemento motivador
Editor: Porto : [Edição do Autor]
Data de publicação: 2010
Resumo: Este relatório insere-se no âmbito do estudo do Quadro Interactivo Multimédia (QIM) e a sua relação com o processo educativo, a partir de uma problemática observada - a falta de motivação - em duas turmas na aprendizagem de língua estrangeira da Escola Secundária/3 Aurélia de Sousa (ESAS). Tendo participado neste estudo o total de 46 alunos, distribuídos pela turma do terceiro ciclo do ensino básico, o 7°C, e pela turma do ensino secundário, o 10°J. O objectivo desta IA é verificar o efeito do uso dos QIM como uma ferramenta educacional impulsionadora da motivação dos alunos de língua estrangeira, visto que as tecnologias desempenham um papel fundamental quatidiano dos alunos. Parte-se do princípio de que, esta ferramenta permite motivar os alunos e favorece a aprendizagem pois possibilita o apoio visual e a interactividade das aulas, encorajando os alunos a uma maior participação fomentando a sua capacidade de concentração. Embora a investigação tenha sido condicionada pela sua brevidade e pelo seu limitado contexto, os resultados obtidos são indicadores da potencialidade motivadora dos QIM.
Assunto: Língua estrangeira - Ensino
Quadro interactivo multimédia
URI: http://hdl.handle.net/10216/54882
Ligação ao Catálogo: http://aleph.letras.up.pt/F?func=find-b&find_code=SYS&request=000205591
Tipo de Documento: Dissertação
Condições de Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:FLUP - Dissertação

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
claudiaferreiravol1000122938.pdf2.93 MBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir
claudiaferreiravol2000122940.pdf26.16 MBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.