Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10216/134895
Author(s): Matilde Diogo da Silva Santiago Sottomayor
Title: Integração e inclusão da pessoa com deficiência ou incapacidade no mercado de trabalho... e a adaptação das suas condições de trabalho?
Issue Date: 2021-07-27
Description: A criação recente de uma nova agência de emprego com objetivo de apoiar as pessoas com deficiência e incapacidade (PCDI) na procura e concretização do potencial profissional atesta que o tema da inclusão de PCDI no mercado de trabalho é um tema emergente e que a atual legislação, apesar de assegurar a integração, não promove a inclusão. O presente estudo qualitativo de cariz exploratório, realizado segundo os princípios teórico-metodológicos da psicologia do trabalho, teve como principal objetivo analisar as dificuldades/constrangimentos que os trabalhadores com incapacidade superior a 60% sentem na sua adaptação ao mercado de trabalho. Adicionalmente, procurou-se identificar que adaptações foram introduzidas pela organização onde estas pessoas exercem atividade, tendo em vista a sua inclusão. Os dados foram recolhidos através de entrevistas semiestruturadas a quatro trabalhadoras portadoras de uma incapacidade e às respetivas chefias, segundo um guião elaborado a partir do relatório da Rede Europeia de Peritos em questões de género e nãodiscriminação. Os resultados mostraram que as PCDI necessitam de adaptações específicas à sua condição, à sua deficiência/incapacidade, e que, apesar de implementadas pelas chefias, por vezes, não se revelam adequadas. As chefias participantes no estudo têm experiência de acolhimento nas suas equipas de trabalhadores com o mesmo tipo de deficiências/incapacidade, considerando assim que não seria necessário fazer adaptações, isto é, sem debate sobre a possibilidade de existirem necessidades diferentes, requerendo distintas adaptações. A análise conduzida com as PCDI, sustenta, em contrapartida, esta necessidade de conhecer melhor a pessoa, a história da sua deficiência/incapacidade, e a situação concreta de trabalho em que exerce a sua atividade, assim como a necessidade de criar condições para um maior acompanhamento, em situação real de trabalho das dificuldades/constrangimentos a que vão sendo confrontadas. Verificou-se ainda a relevância das medidas de sensibilização do coletivo do trabalho, tendo em vista a inclusão mais bem-sucedida das PCDI.
Subject: Psicologia
Psychology
Scientific areas: Ciências sociais::Psicologia
Social sciences::Psychology
DOI: 10.34626/8gsa-qq27
TID identifier: 202814041
URI: https://hdl.handle.net/10216/134895
Document Type: Dissertação
Rights: restrictedAccess
Appears in Collections:FPCEUP - Dissertação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
483764.1.pdf
  Restricted Access
Parecer_do_a_Orientador_a_Dissertacao_MIP__2021_Matilde Sottomayor355.1 kBAdobe PDFView/Open
483764.pdfIntegração e inclusão da pessoa com deficiência ou incapacidade no mercado de trabalho... e a adaptação das suas condições de trabalho?696.88 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.