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https://hdl.handle.net/10216/132483
Author(s): | Mônica Lopes da Silva |
Title: | Formação em direitos humanos para profissionais de segurança pública: a experiência da Guarda Municipal de Fortaleza |
Issue Date: | 2020-12-09 |
Description: | Este trabalho apresenta uma pesquisa sobre a necessidade e importância da formação em Direitos Humanos para profissionais de segurança pública, apontando o entendimento dos próprios profissionais que prestam serviços na Guarda Municipal de Fortaleza, cuja formação inicial é definida na Matriz Curricular Nacional, que já contempla a temática dos Direitos Humanos como necessária ao conhecimento dos profissionais de segurança. Nessa perspectiva, o objeto deste estudo é a formação em Direitos Humanos para trabalhadores da Guarda Municipal de Fortaleza, em busca de perceber de que maneira essa formação ocorre atualmente e em quais circunstâncias o conteúdo pode vir a se tornar uma prática quotidiana. O objetivo geral deste estudo foi perceber melhor as práticas e os valores socialmente reproduzidos dentro da Guarda Municipal de Fortaleza estabelecendo uma relação sobre a formação em Direitos Humanos na instituição e suas perspectivas para o futuro. Os objetivos específicos delineados para este estudo foram: descrever o processo de formação atual; analisar a integração da temática de Direitos Humanos no processo de formação da Guarda Municipal de Fortaleza (GMP); mensurar a compreenção dos trabalhadores sobre a relevância da formação em Direitos Humanos para suas ações operacionais; reforçar as boas práticas pedagógicas e propor ajustes. Esta é, portanto, uma pesquisa com abordagem qualitativa, recorrendo a uma forma de raciocino, procedimentos de argumentação ou justificação de uma hipótese que se espera comprovar, para confirmar a realidade. Como técnica de coleta de dados, buscou-se, através de uma interação coletiva, discutir sobre o tema escolhido, para chegar a uma aproximação com o real, optando-se por 04 formas de coleta de informação: análise documental; entrevista com a coordenação da AMSEC; textos direcionados produzidos pelos profissionais e grupo focal. O estudo mostrou que é possível desenvolver-se o pensamento crítico dos servidores da Guarda Municipal de Fortaleza, a partir da inclusão do conhecimento sobre os Direitos Humanos, em sua formação, possibilitando a transformação do seu trabalho em favor da sociedade. |
Subject: | Ciências da educação Educational sciences |
Scientific areas: | Ciências sociais::Ciências da educação Social sciences::Educational sciences |
TID identifier: | 202629082 |
URI: | https://hdl.handle.net/10216/132483 |
Document Type: | Dissertação |
Rights: | restrictedAccess |
Appears in Collections: | FPCEUP - Dissertação |
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