Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10216/132483
Author(s): Mônica Lopes da Silva
Title: Formação em direitos humanos para profissionais de segurança pública: a experiência da Guarda Municipal de Fortaleza
Issue Date: 2020-12-09
Description: Este trabalho apresenta uma pesquisa sobre a necessidade e importância da formação em Direitos Humanos para profissionais de segurança pública, apontando o entendimento dos próprios profissionais que prestam serviços na Guarda Municipal de Fortaleza, cuja formação inicial é definida na Matriz Curricular Nacional, que já contempla a temática dos Direitos Humanos como necessária ao conhecimento dos profissionais de segurança. Nessa perspectiva, o objeto deste estudo é a formação em Direitos Humanos para trabalhadores da Guarda Municipal de Fortaleza, em busca de perceber de que maneira essa formação ocorre atualmente e em quais circunstâncias o conteúdo pode vir a se tornar uma prática quotidiana. O objetivo geral deste estudo foi perceber melhor as práticas e os valores socialmente reproduzidos dentro da Guarda Municipal de Fortaleza estabelecendo uma relação sobre a formação em Direitos Humanos na instituição e suas perspectivas para o futuro. Os objetivos específicos delineados para este estudo foram: descrever o processo de formação atual; analisar a integração da temática de Direitos Humanos no processo de formação da Guarda Municipal de Fortaleza (GMP); mensurar a compreenção dos trabalhadores sobre a relevância da formação em Direitos Humanos para suas ações operacionais; reforçar as boas práticas pedagógicas e propor ajustes. Esta é, portanto, uma pesquisa com abordagem qualitativa, recorrendo a uma forma de raciocino, procedimentos de argumentação ou justificação de uma hipótese que se espera comprovar, para confirmar a realidade. Como técnica de coleta de dados, buscou-se, através de uma interação coletiva, discutir sobre o tema escolhido, para chegar a uma aproximação com o real, optando-se por 04 formas de coleta de informação: análise documental; entrevista com a coordenação da AMSEC; textos direcionados produzidos pelos profissionais e grupo focal. O estudo mostrou que é possível desenvolver-se o pensamento crítico dos servidores da Guarda Municipal de Fortaleza, a partir da inclusão do conhecimento sobre os Direitos Humanos, em sua formação, possibilitando a transformação do seu trabalho em favor da sociedade.
Subject: Ciências da educação
Educational sciences
Scientific areas: Ciências sociais::Ciências da educação
Social sciences::Educational sciences
TID identifier: 202629082
URI: https://hdl.handle.net/10216/132483
Document Type: Dissertação
Rights: restrictedAccess
Appears in Collections:FPCEUP - Dissertação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
446098.pdf
  Restricted Access
Formação em direitos humanos para profissionais de segurança pública: a experiência da Guarda Municipal de Fortaleza898 kBAdobe PDF    Request a copy from the Author(s)


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.