Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10216/131771
Author(s): Daniel Cabral Villela
Title: A educação 3.0 e a tecnologia digital no processo de ensino universitário: um estudo exploratório na Universidade do Porto
Issue Date: 2020-12-10
Description: Faz-se clara e notória a evolução da tecnologia digital e a sua importância no cotidiano de boa parte da população mundial do século XXI. O impacto tem sido tão grande que quase todos os setores da vida social tiveram e ainda têm que se adaptar à intensa e veloz Era Digital. Dentre as áreas afetadas encontra-se a educação, o enfoque deste trabalho. A adaptação neste campo à nova realidade trouxe novidades para a forma de ensinar e aprender, principalmente pelo fato da própria sociedade ser um organismo vivo e estar em constante estado de mudança (Durkheim, 1999). Foi a partir deste ponto que decidi analisar o atual momento vivido pela educação e procurei entender como se deu (e ainda se dá) a adesão às tecnologias digitais nas universidades. Sendo assim, o objetivo desta dissertação é analisar percepções sobre o papel e uso da tecnologia digital no processo de ensino dentro do contexto da Educação 3.0 na perspectiva de professores universitários, bem como os seus impactos, observando, assim, o que vem mudando para, então, procurar compreender e discutir até que ponto e de que modo a relação com tecnologias digitais em contexto de ensino superior se constitui hoje uma relação de dependência enquanto processo que afeta quer professores, quer estudantes. A escolha do tema surge a partir de observações relativas à forte presença e uso de recursos tecnológicos dentro e fora do ambiente educacional. Para tanto, foram feitas entrevistas semiestruturadas com professores da Universidade do Porto. A partir de uma análise de conteúdo temática dos dados coletados, reflete-se sobre a importância na formação em tecnologia por parte dos professores para uma maior dinâmica em sala, sobre a importância do professor mesmo diante da atual conjuntura mundial e sobre como é vista a EaD pelo corpo docente, especialmente no contexto da COVID-19.
Subject: Ciências da educação
Educational sciences
Scientific areas: Ciências sociais::Ciências da educação
Social sciences::Educational sciences
TID identifier: 202628841
URI: https://hdl.handle.net/10216/131771
Document Type: Dissertação
Rights: openAccess
Appears in Collections:FPCEUP - Dissertação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
438944.pdfA educação 3.0 e a tecnologia digital no processo de ensino universitário: um estudo exploratório na Universidade do Porto1.2 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.