Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10216/131771
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorDaniel Cabral Villela
dc.date.accessioned2022-09-09T00:28:50Z-
dc.date.available2022-09-09T00:28:50Z-
dc.date.issued2020-12-10
dc.date.submitted2020-11-09
dc.identifier.othersigarra:438944
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10216/131771-
dc.descriptionFaz-se clara e notória a evolução da tecnologia digital e a sua importância no cotidiano de boa parte da população mundial do século XXI. O impacto tem sido tão grande que quase todos os setores da vida social tiveram e ainda têm que se adaptar à intensa e veloz Era Digital. Dentre as áreas afetadas encontra-se a educação, o enfoque deste trabalho. A adaptação neste campo à nova realidade trouxe novidades para a forma de ensinar e aprender, principalmente pelo fato da própria sociedade ser um organismo vivo e estar em constante estado de mudança (Durkheim, 1999). Foi a partir deste ponto que decidi analisar o atual momento vivido pela educação e procurei entender como se deu (e ainda se dá) a adesão às tecnologias digitais nas universidades. Sendo assim, o objetivo desta dissertação é analisar percepções sobre o papel e uso da tecnologia digital no processo de ensino dentro do contexto da Educação 3.0 na perspectiva de professores universitários, bem como os seus impactos, observando, assim, o que vem mudando para, então, procurar compreender e discutir até que ponto e de que modo a relação com tecnologias digitais em contexto de ensino superior se constitui hoje uma relação de dependência enquanto processo que afeta quer professores, quer estudantes. A escolha do tema surge a partir de observações relativas à forte presença e uso de recursos tecnológicos dentro e fora do ambiente educacional. Para tanto, foram feitas entrevistas semiestruturadas com professores da Universidade do Porto. A partir de uma análise de conteúdo temática dos dados coletados, reflete-se sobre a importância na formação em tecnologia por parte dos professores para uma maior dinâmica em sala, sobre a importância do professor mesmo diante da atual conjuntura mundial e sobre como é vista a EaD pelo corpo docente, especialmente no contexto da COVID-19.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectCiências da educação
dc.subjectEducational sciences
dc.titleA educação 3.0 e a tecnologia digital no processo de ensino universitário: um estudo exploratório na Universidade do Porto
dc.typeDissertação
dc.contributor.uportoFaculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
dc.identifier.tid202628841
dc.subject.fosCiências sociais::Ciências da educação
dc.subject.fosSocial sciences::Educational sciences
thesis.degree.disciplineMestrado em Educação e Formação de Adultos
thesis.degree.grantorFaculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
thesis.degree.grantorUniversidade do Porto
thesis.degree.level1
Appears in Collections:FPCEUP - Dissertação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
438944.pdfA educação 3.0 e a tecnologia digital no processo de ensino universitário: um estudo exploratório na Universidade do Porto1.2 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.