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https://hdl.handle.net/10216/131771
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.creator | Daniel Cabral Villela | |
dc.date.accessioned | 2022-09-09T00:28:50Z | - |
dc.date.available | 2022-09-09T00:28:50Z | - |
dc.date.issued | 2020-12-10 | |
dc.date.submitted | 2020-11-09 | |
dc.identifier.other | sigarra:438944 | |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/10216/131771 | - |
dc.description | Faz-se clara e notória a evolução da tecnologia digital e a sua importância no cotidiano de boa parte da população mundial do século XXI. O impacto tem sido tão grande que quase todos os setores da vida social tiveram e ainda têm que se adaptar à intensa e veloz Era Digital. Dentre as áreas afetadas encontra-se a educação, o enfoque deste trabalho. A adaptação neste campo à nova realidade trouxe novidades para a forma de ensinar e aprender, principalmente pelo fato da própria sociedade ser um organismo vivo e estar em constante estado de mudança (Durkheim, 1999). Foi a partir deste ponto que decidi analisar o atual momento vivido pela educação e procurei entender como se deu (e ainda se dá) a adesão às tecnologias digitais nas universidades. Sendo assim, o objetivo desta dissertação é analisar percepções sobre o papel e uso da tecnologia digital no processo de ensino dentro do contexto da Educação 3.0 na perspectiva de professores universitários, bem como os seus impactos, observando, assim, o que vem mudando para, então, procurar compreender e discutir até que ponto e de que modo a relação com tecnologias digitais em contexto de ensino superior se constitui hoje uma relação de dependência enquanto processo que afeta quer professores, quer estudantes. A escolha do tema surge a partir de observações relativas à forte presença e uso de recursos tecnológicos dentro e fora do ambiente educacional. Para tanto, foram feitas entrevistas semiestruturadas com professores da Universidade do Porto. A partir de uma análise de conteúdo temática dos dados coletados, reflete-se sobre a importância na formação em tecnologia por parte dos professores para uma maior dinâmica em sala, sobre a importância do professor mesmo diante da atual conjuntura mundial e sobre como é vista a EaD pelo corpo docente, especialmente no contexto da COVID-19. | |
dc.language.iso | por | |
dc.rights | openAccess | |
dc.subject | Ciências da educação | |
dc.subject | Educational sciences | |
dc.title | A educação 3.0 e a tecnologia digital no processo de ensino universitário: um estudo exploratório na Universidade do Porto | |
dc.type | Dissertação | |
dc.contributor.uporto | Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação | |
dc.identifier.tid | 202628841 | |
dc.subject.fos | Ciências sociais::Ciências da educação | |
dc.subject.fos | Social sciences::Educational sciences | |
thesis.degree.discipline | Mestrado em Educação e Formação de Adultos | |
thesis.degree.grantor | Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação | |
thesis.degree.grantor | Universidade do Porto | |
thesis.degree.level | 1 | |
Appears in Collections: | FPCEUP - Dissertação |
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File | Description | Size | Format | |
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438944.pdf | A educação 3.0 e a tecnologia digital no processo de ensino universitário: um estudo exploratório na Universidade do Porto | 1.2 MB | Adobe PDF | View/Open |
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