Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10216/131769
Author(s): José Elias Carneiro
Title: Perceções e posicionamentos de educadores face às transformações e tendências de evolução da educação de jovens e adultos: um estudo exploratório com professores de Planaltina DF
Issue Date: 2020-12-03
Description: Este trabalho foi realizado com professores atuantes no contexto da Educação de Jovens e Adultos - EJA de Planaltina, RA VI, no Distrito Federal do Brasil. Buscou-se compreender as perceções sobre a modalidade na qual atuam, além dos posicionamentos face a tendências de mudança que a EJA vem sofrendo nos últimos anos. Desde logo, assiste-se a que o número de alunos matriculados na EJA presencial vem caindo ano a ano e alguns fatores parecem contribuir para isso: a popularização do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja); a Resolução Nº 3, de 21 de novembro de 2018, que prevê a EJA em até 80% lecionada a distância; a mudança no governo brasileiro, em que o presidente promete profundas mudanças no ensino do país, confrontando ideias e orientações vividas anteriormente pela EJA. O presente trabalho pretende assim abrir o debate sobre a visão dos professores atuantes na EJA acerca deste campo e também permitir uma reflexão na e sobre a prática profissional a partir da projeção de possíveis mudanças que a EJA enfrentará (e que já vem enfrentando). Passando pela história da educação de adultos desde meados dos anos 40 e analisando as tendências de conjunturas para educação a distância, o referencial teórico foi construído a partir da revisão da literatura existente. No que se refere aos procedimentos metodológicos, o trabalho inscreve-se no paradigma da pesquisa fenomenológica mobilizando para coleta de dados a entrevista semiestruturada, em uma pesquisa qualitativa, e os dados foram analisados e interpretados a partir de procedimentos de análise de conteúdo categorial temática. Foi ainda conduzido um inquérito, disponibilizado para todos os professores da EJA, no turno noturno, em 9 escolas da cidade de Planaltina, procurando obter subsídios para a construção do perfil profissional estudado, além de questões relacionadas com a experiência docente na EJA. Entre os resultados obtidos destaca-se a insegurança dos participantes da pesquisa com relação ao futuro da EJA, também a dificuldade em classificar as influências que os participantes da pesquisa utilizam para pensar a EJA, foi observado conjugação de teorias, identificado nomeadamente, Teoria do Capital Humano e Educação Emancipatória de Paulo Freire.
Subject: Ciências da educação
Educational sciences
Scientific areas: Ciências sociais::Ciências da educação
Social sciences::Educational sciences
TID identifier: 202629112
URI: https://hdl.handle.net/10216/131769
Document Type: Dissertação
Rights: openAccess
Appears in Collections:FPCEUP - Dissertação

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