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https://hdl.handle.net/10216/131769
Author(s): | José Elias Carneiro |
Title: | Perceções e posicionamentos de educadores face às transformações e tendências de evolução da educação de jovens e adultos: um estudo exploratório com professores de Planaltina DF |
Issue Date: | 2020-12-03 |
Description: | Este trabalho foi realizado com professores atuantes no contexto da Educação de Jovens e Adultos - EJA de Planaltina, RA VI, no Distrito Federal do Brasil. Buscou-se compreender as perceções sobre a modalidade na qual atuam, além dos posicionamentos face a tendências de mudança que a EJA vem sofrendo nos últimos anos. Desde logo, assiste-se a que o número de alunos matriculados na EJA presencial vem caindo ano a ano e alguns fatores parecem contribuir para isso: a popularização do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja); a Resolução Nº 3, de 21 de novembro de 2018, que prevê a EJA em até 80% lecionada a distância; a mudança no governo brasileiro, em que o presidente promete profundas mudanças no ensino do país, confrontando ideias e orientações vividas anteriormente pela EJA. O presente trabalho pretende assim abrir o debate sobre a visão dos professores atuantes na EJA acerca deste campo e também permitir uma reflexão na e sobre a prática profissional a partir da projeção de possíveis mudanças que a EJA enfrentará (e que já vem enfrentando). Passando pela história da educação de adultos desde meados dos anos 40 e analisando as tendências de conjunturas para educação a distância, o referencial teórico foi construído a partir da revisão da literatura existente. No que se refere aos procedimentos metodológicos, o trabalho inscreve-se no paradigma da pesquisa fenomenológica mobilizando para coleta de dados a entrevista semiestruturada, em uma pesquisa qualitativa, e os dados foram analisados e interpretados a partir de procedimentos de análise de conteúdo categorial temática. Foi ainda conduzido um inquérito, disponibilizado para todos os professores da EJA, no turno noturno, em 9 escolas da cidade de Planaltina, procurando obter subsídios para a construção do perfil profissional estudado, além de questões relacionadas com a experiência docente na EJA. Entre os resultados obtidos destaca-se a insegurança dos participantes da pesquisa com relação ao futuro da EJA, também a dificuldade em classificar as influências que os participantes da pesquisa utilizam para pensar a EJA, foi observado conjugação de teorias, identificado nomeadamente, Teoria do Capital Humano e Educação Emancipatória de Paulo Freire. |
Subject: | Ciências da educação Educational sciences |
Scientific areas: | Ciências sociais::Ciências da educação Social sciences::Educational sciences |
TID identifier: | 202629112 |
URI: | https://hdl.handle.net/10216/131769 |
Document Type: | Dissertação |
Rights: | openAccess |
Appears in Collections: | FPCEUP - Dissertação |
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438943.pdf | Perceções e posicionamentos de educadores face às transformações e tendências de evolução da educação de jovens e adultos: um estudo exploratório com professores de Planaltina DF | 1.36 MB | Adobe PDF | View/Open |
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