Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/10216/129407
Author(s): | Ana Carolina Tomada Miranda |
Title: | Identidade perdida |
Issue Date: | 2020-07-22 |
Description: | Identidade Perdida é o nome que atribuí ao presente relatório de estágio, que foi realizado no âmbito do Mestrado em Ensino de Artes Visuais da Universidade do Porto. Este relatório reflete o estágio pedagógico realizado na Escola Secundária Francisco de Holanda, em Guimarães. Uma turma de ensino regular de Artes Visuais do 12.º ano, nas Unidades Curriculares de Desenho A e Oficina de Artes, foi o alvo da minha intervenção. Adicionalmente reflete o acompanhamento de outras turmas de ensino profissional e regular. O objetivo foi o de apresentar e investigar um problema vivido no estágio pedagógico. O problema que investiguei segue em torno da motivação e interesse dos estudantes, sua autonomia e identidade artística. As metodologias de investigação às quais recorri, gradualmente foram aperfeiçoadas. Os métodos de investigação começaram pela participação proativa nas aulas, a observação dos estudantes, professores cooperantes e atividades assistidas e o registo dessas observações no "diário de bordo". Seguiu-se assim para a escrita do relatório, com reflexão da experiência de estágio vivida, apontando os problemas detetados, experiências e práticas dos estudantes. No relatório de estágio consta a sua evolução por acumular de fragmentos, tais como o diálogo com os estudantes e professores, as fotografias da escola e das atividades propostas pelo professor cooperante e fotografias dos desenhos e trabalhos dos estudantes, que culminou na reflexão reservada aos problemas de motivação, identidade, autonomia e método de ensino. Por conseguinte, a sustentação do meu trabalho foi executada a partir da análise e reflexão documental e literária e das situações assistidas no estágio e sessões. Os resultados obtidos são positivos. Durante o estágio, detetei muitas questões e no relatório debrucei-me sobre o problema a que me propus investigar. A relevância desse problema passa pela importância de saber motivar os estudantes para que não haja um divórcio entre eles e o desenho. A sua motivação é relevante para um bom ambiente de aprendizagem. Desta investigação e da minha participação no estágio, consegui concluir que os estudantes tendem a ter um mau relacionamento com as propostas de trabalho e a unidade curricular, quando não lhes é dada a oportunidade de explorarem no desenho o que gostam, o que lhes desperta interesse, o que ambicionam explorar e tendem a desinteressar-se por atividades repetitivas e similares umas às outras. |
Subject: | Ciências da educação Educational sciences |
Scientific areas: | Ciências sociais::Ciências da educação Social sciences::Educational sciences |
TID identifier: | 202511260 |
URI: | https://hdl.handle.net/10216/129407 |
Document Type: | Relatório de Estágio |
Rights: | restrictedAccess |
Appears in Collections: | FPCEUP - Relatório de Estágio |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
422557.pdf Restricted Access | Identidade perdida | 3.29 MB | Adobe PDF | Request a copy from the Author(s) |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.