Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10216/129407
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorAna Carolina Tomada Miranda
dc.date.accessioned2022-09-08T06:12:22Z-
dc.date.available2022-09-08T06:12:22Z-
dc.date.issued2020-07-22
dc.date.submitted2020-06-22
dc.identifier.othersigarra:422557
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10216/129407-
dc.descriptionIdentidade Perdida é o nome que atribuí ao presente relatório de estágio, que foi realizado no âmbito do Mestrado em Ensino de Artes Visuais da Universidade do Porto. Este relatório reflete o estágio pedagógico realizado na Escola Secundária Francisco de Holanda, em Guimarães. Uma turma de ensino regular de Artes Visuais do 12.º ano, nas Unidades Curriculares de Desenho A e Oficina de Artes, foi o alvo da minha intervenção. Adicionalmente reflete o acompanhamento de outras turmas de ensino profissional e regular. O objetivo foi o de apresentar e investigar um problema vivido no estágio pedagógico. O problema que investiguei segue em torno da motivação e interesse dos estudantes, sua autonomia e identidade artística. As metodologias de investigação às quais recorri, gradualmente foram aperfeiçoadas. Os métodos de investigação começaram pela participação proativa nas aulas, a observação dos estudantes, professores cooperantes e atividades assistidas e o registo dessas observações no "diário de bordo". Seguiu-se assim para a escrita do relatório, com reflexão da experiência de estágio vivida, apontando os problemas detetados, experiências e práticas dos estudantes. No relatório de estágio consta a sua evolução por acumular de fragmentos, tais como o diálogo com os estudantes e professores, as fotografias da escola e das atividades propostas pelo professor cooperante e fotografias dos desenhos e trabalhos dos estudantes, que culminou na reflexão reservada aos problemas de motivação, identidade, autonomia e método de ensino. Por conseguinte, a sustentação do meu trabalho foi executada a partir da análise e reflexão documental e literária e das situações assistidas no estágio e sessões. Os resultados obtidos são positivos. Durante o estágio, detetei muitas questões e no relatório debrucei-me sobre o problema a que me propus investigar. A relevância desse problema passa pela importância de saber motivar os estudantes para que não haja um divórcio entre eles e o desenho. A sua motivação é relevante para um bom ambiente de aprendizagem. Desta investigação e da minha participação no estágio, consegui concluir que os estudantes tendem a ter um mau relacionamento com as propostas de trabalho e a unidade curricular, quando não lhes é dada a oportunidade de explorarem no desenho o que gostam, o que lhes desperta interesse, o que ambicionam explorar e tendem a desinteressar-se por atividades repetitivas e similares umas às outras.
dc.language.isopor
dc.rightsrestrictedAccess
dc.subjectCiências da educação
dc.subjectEducational sciences
dc.titleIdentidade perdida
dc.typeRelatório de Estágio
dc.contributor.uportoFaculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
dc.identifier.tid202511260
dc.subject.fosCiências sociais::Ciências da educação
dc.subject.fosSocial sciences::Educational sciences
thesis.degree.disciplineMestrado em Ensino de Artes Visuais no 3º. Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
thesis.degree.grantorFaculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
thesis.degree.grantorUniversidade do Porto
thesis.degree.level1
Appears in Collections:FPCEUP - Relatório de Estágio

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
422557.pdf
  Restricted Access
Identidade perdida3.29 MBAdobe PDF    Request a copy from the Author(s)


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.