Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10216/129406
Author(s): Beatriz Cardoso Azevedo Gonçalves
Title: Happy sad Christmas!: fatores influenciadores da compra por impulso de prendas de natal
Issue Date: 2020-07-23
Description: A época natalícia tem perdido o seu significado original de celebração cristã e antimaterialista, devido à importância que é, cada vez mais, dada ao consumo hoje em dia. De facto, a maior parte dos sujeitos confirma que o Natal é uma época dispendiosa, na medida em que se verificam gastos elevados com compras de prendas, decorações, comida, entre outros. Deste modo, tratando-se de uma época claramente associada ao consumismo, este estudo surge com o intuito de explorar como se perceciona o fenómeno da compra por impulso, especificamente, nas compras de prendas de Natal. Mais concretamente, a presente investigação tem como principais objetivos (1) verificar quais os significados atribuídos ao Natal e (2) identificar quais os fatores que podem condicionar a compra por impulso de prendas de Natal. Especificamente, procurou-se verificar se existe uma relação entre a compra por impulso de prendas de Natal com as seguintes variáveis: (1) emoções (positivas e negativas), (2) sentimento de solidão, (3) satisfação com a família, (4) stress e (5) materialismo. Para isso, foi conduzido um estudo com 602 adultos, que responderam a um questionário online sobre costumes e opiniões referentes a compras de prendas de Natal. Os resultados indicam que a maioria das pessoas associa a época natalícia à família e amigos, às compras (principalmente de prendas) e a elementos decorativos. Assim, apesar de a generalidade dos sujeitos percecionar o Natal como uma época que desencadeia sentimentos positivos, existe uma parte da amostra que não se identifica com o espírito do Natal, nomeadamente por se sentir angustiada, stressada ou sozinha. Para além disso, este estudo conclui que as variáveis que mais aumentam a compra por impulso de prendas de Natal são as emoções negativas sentidas na época natalícia, o materialismo e o stress percecionado também ao longo da época. Reconhece-se, ainda, um papel importante das emoções negativas, na medida em que medeiam a relação entre o stress e a compra por impulso de prendas de Natal.
Subject: Psicologia
Psychology
Scientific areas: Ciências sociais::Psicologia
Social sciences::Psychology
TID identifier: 202511391
URI: https://hdl.handle.net/10216/129406
Document Type: Dissertação
Rights: openAccess
Appears in Collections:FPCEUP - Dissertação

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