Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10216/129406
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dc.creatorBeatriz Cardoso Azevedo Gonçalves
dc.date.accessioned2022-09-10T00:01:46Z-
dc.date.available2022-09-10T00:01:46Z-
dc.date.issued2020-07-23
dc.date.submitted2020-06-22
dc.identifier.othersigarra:422612
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10216/129406-
dc.descriptionA época natalícia tem perdido o seu significado original de celebração cristã e antimaterialista, devido à importância que é, cada vez mais, dada ao consumo hoje em dia. De facto, a maior parte dos sujeitos confirma que o Natal é uma época dispendiosa, na medida em que se verificam gastos elevados com compras de prendas, decorações, comida, entre outros. Deste modo, tratando-se de uma época claramente associada ao consumismo, este estudo surge com o intuito de explorar como se perceciona o fenómeno da compra por impulso, especificamente, nas compras de prendas de Natal. Mais concretamente, a presente investigação tem como principais objetivos (1) verificar quais os significados atribuídos ao Natal e (2) identificar quais os fatores que podem condicionar a compra por impulso de prendas de Natal. Especificamente, procurou-se verificar se existe uma relação entre a compra por impulso de prendas de Natal com as seguintes variáveis: (1) emoções (positivas e negativas), (2) sentimento de solidão, (3) satisfação com a família, (4) stress e (5) materialismo. Para isso, foi conduzido um estudo com 602 adultos, que responderam a um questionário online sobre costumes e opiniões referentes a compras de prendas de Natal. Os resultados indicam que a maioria das pessoas associa a época natalícia à família e amigos, às compras (principalmente de prendas) e a elementos decorativos. Assim, apesar de a generalidade dos sujeitos percecionar o Natal como uma época que desencadeia sentimentos positivos, existe uma parte da amostra que não se identifica com o espírito do Natal, nomeadamente por se sentir angustiada, stressada ou sozinha. Para além disso, este estudo conclui que as variáveis que mais aumentam a compra por impulso de prendas de Natal são as emoções negativas sentidas na época natalícia, o materialismo e o stress percecionado também ao longo da época. Reconhece-se, ainda, um papel importante das emoções negativas, na medida em que medeiam a relação entre o stress e a compra por impulso de prendas de Natal.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectPsicologia
dc.subjectPsychology
dc.titleHappy sad Christmas!: fatores influenciadores da compra por impulso de prendas de natal
dc.typeDissertação
dc.contributor.uportoFaculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
dc.identifier.tid202511391
dc.subject.fosCiências sociais::Psicologia
dc.subject.fosSocial sciences::Psychology
thesis.degree.disciplineMestrado Integrado em Psicologia
thesis.degree.grantorFaculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
thesis.degree.grantorUniversidade do Porto
thesis.degree.level1
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