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https://hdl.handle.net/10216/129391
Author(s): | Inês Catarina Rebelo Conceição |
Title: | Que características da criança adotada facilitam a abertura da comunicação sobre adoção na família?: estudo de preditores da abertura da comunicação na família |
Issue Date: | 2020-07-22 |
Description: | A abertura da comunicação acerca da adoção estabelecida na família adotiva constitui aspeto essencial na vivência da adoção e na construção da identidade da criança adotada. Por esse motivo, tem sido alvo de atenção crescente por parte da comunidade científica. No entanto, a investigação que se debruça sobre os fatores preditores do tipo de comunicação estabelecida na família adotiva é ainda escassa. Assim, o presente estudo tem como objetivo estudar potenciais preditores do padrão de comunicação na família adotiva, equacionando variáveis relativas à criança, na perspetiva da própria e dos pais. Neste estudo, participaram 103 crianças adotadas, de 8-10 anos de idade e as respetivas 103 figuras parentais. As experiências relativas à adoção (comunicação e vivência) e a competência social foram avaliadas, junto das crianças e dos pais, através da Entrevista à Criança sobre Adoção (ECA), Entrevista sobre o Processo de Adoção - versão pais de crianças (EPA-C) e a SSIS_RS (versão autorrelato e versão para Pais), respetivamente. As estratégias de coping da criança foram avaliadas através do CCSC-R1. Os resultados permitiram identificar um conjunto de preditores do padrão de comunicação na família, sendo que a probabilidade de ser desenvolvido um padrão de comunicação aberto e emocionalmente positivo aumenta quando as crianças foram adotadas mais novas, quando reportam uma vivência mais positiva da mesma, quando recorrem a mais estratégias ativas de coping e quando apresentam menos problemas de comportamento. Estes resultados permitem uma melhor abordagem à comunicação estabelecida na família adotiva abrindo pistas de intervenção profissional em adoção. |
Subject: | Psicologia Psychology |
Scientific areas: | Ciências sociais::Psicologia Social sciences::Psychology |
TID identifier: | 202507955 |
URI: | https://hdl.handle.net/10216/129391 |
Document Type: | Dissertação |
Rights: | openAccess |
Appears in Collections: | FPCEUP - Dissertação |
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