Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10216/129376
Author(s): Mariana Faria Schwarz
Title: Estudo dos preditores da competência social em crianças adotadas e não adotadas
Issue Date: 2020-07-22
Description: A investigação que analisa os correlatos da competência social de crianças de idade escolar e compara a competência social de crianças adotadas e não adotadas é limitada e evidencia alguma inconsistência nos resultados. O presente estudo pretende contribuir para a compre- ensão da competência social em crianças adotadas, através de uma abordagem comparativa com os pares não-adotados. É abordada a perceção que os professores têm da competência social de crianças, adotadas e não-adotadas, e é explorado o papel de variáveis individuais relativas à criança, e de variáveis relativas ao professor e ao contexto escola e turma na predição da competência social, avaliada através das habilidades sociais, problemas de com- portamento e competência académica. Participaram neste estudo 204 crianças, das quais 102 adotadas, com idades compreendidas entre os 8-11 anos. A competência social, regulação emocional e ajustamento psicológico das crianças foram avaliados pelos Professores através de Social Skills Improvement System-Ratings Scales, Emotion Regulation Checklist, e do Strengths and Difficulties Questionnaire. As variáveis relativas ao Professor e à escola foram avaliadas através de um questionário sociodemográfico e o ambiente social da turma através de prova sociométrica. Verificaram-se diferenças entre as crianças adotadas e não-adotadas ao nível das variáveis psicológicas individuais (competência social, regulação emocional, ajustamento psicológico) bem como ao nível dos correlatos e preditores da competência so- cial. Estes resultados proporcionam orientações para a intervenção junto de crianças adota- das, na promoção da competência social.
Subject: Psicologia
Psychology
Scientific areas: Ciências sociais::Psicologia
Social sciences::Psychology
TID identifier: 202508013
URI: https://hdl.handle.net/10216/129376
Document Type: Dissertação
Rights: openAccess
Appears in Collections:FPCEUP - Dissertação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
422621.pdfEstudo dos preditores da competência social em crianças adotadas e não adotadas1.95 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.