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https://hdl.handle.net/10216/129368
Author(s): | Vanessa Sofia Silva Vigário |
Title: | Promoção da transcrição: efeitos nas competências de escrita, ortografia e motivação em alunos do 3°ano de escolaridade |
Issue Date: | 2020-07-20 |
Description: | Dada a importância da escrita para a integração do indivíduo em sociedade, torna- se essencial que esta competência seja adquirida e desenvolvida tornando assim igualmente premente a necessidade de desenvolver e disponibilizar práticas eficazes para auxiliar os alunos no trabalho desta competência. No início da aprendizagem desta competência o treino é fundamental, esperando-se que o escritor aprendiz se vá tornando cada vez mais experiente, e que a transcrição (i.e., fluência manuscrita e ortografia), ao ser um processo cognitivo simples, se automatize libertando-se recursos da memória de trabalho para o desenvolvimento de processos cognitivos mais complexos envolvidos na escrita, podendo refletir-se numa melhor qualidade na produção de textos. O presente estudo tem como objetivo testar a eficácia de um programa para promover a transcrição de 10 semanas (3 sessões semanais de 20 min), analisando os seus efeitos ao nível da transcrição (fluência manuscrita e ortografia); produção de texto (extensão e qualidade); autoeficácia (fluência manuscrita e escrita de histórias); Motivos para escrever. Para isso, comparamos 77 estudantes que receberam uma intervenção de transcrição com 89 estudantes que receberam uma intervenção de desenho. Dentro de cada grupo, metade dos alunos receberam um trabalho de casa de composição e outra metade de desenho. Os resultados demonstraram que os alunos que tiveram uma intervenção de transcrição obtiveram melhoria ao nível da fluência manuscrita e ortografia, assim como, na quantidade e qualidade dos textos. Além disso, embora o treino da transcrição não tenha influenciado a autoeficácia, levou uma diminuição na motivação intrínseca. Relativamente ao trabalho de casa, não se evidenciou nenhum impacto ao nível da escrita e motivação dos estudantes. Estes resultados assumem-se como relevantes na medida em que nos permitem perceber que a competência de transcrição tem influência na capacidade de escrita e que as implementações de programas de intervenção influenciam a motivação para a realização da tarefa complexa de escrever. |
Subject: | Psicologia Psychology |
Scientific areas: | Ciências sociais::Psicologia Social sciences::Psychology |
TID identifier: | 202511596 |
URI: | https://hdl.handle.net/10216/129368 |
Document Type: | Dissertação |
Rights: | restrictedAccess |
Appears in Collections: | FPCEUP - Dissertação |
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