Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10216/129350
Author(s): Ruben Manuel Queiros Teixeira
Title: Prática federada de futebol: relação com integração social, coping e desempenho no contexto académico
Issue Date: 2020-07-20
Description: A população académica portuguesa tem sido confrontada com a problemática do fraco desempenho académico, nomeadamente em estudantes que iniciam o 3º ciclo do ensino regular obrigatório. De forma a atenuar esta problemática, torna-se importante compreender os fatores que afetam a capacidade dos estudantes face à escola. Assim, percebe-se que situações stressantes relacionadas com o contexto escolar são um fator que determina o desempenho dos estudantes. A forma como os estudantes lidam com essas situações stressantes denomina-se por "coping académico". Apoiando-se no Modelo Motivacional de Coping académico (Skinner, Pitzer & Steele, 2013), o presente estudo teve como principal objetivo contribuir para a área do coping académico, nomeadamente, compreender de que forma a prática de uma modalidade desportiva federada (futebol) se relaciona com a integração social na turma, a capacidade de coping académico e o desempenho académico dos estudantes. Neste estudo participaram 176 estudantes (do 6º e 7º ano de escolaridade) que foram avaliados através do Teste Sociométrico (Moreno, 1946), da versão portuguesa da Medida Multidimensional de Coping (Lemos, Sousa & Gonçalves, 2016) e do desempenho académico na escola (classificação a Matemática, a Português e média). Os resultados suportaram que existe uma associação positiva entre a integração funcional no contexto escolar e o coping e também entre o coping e o desempenho escolar. Para além disto, nota-se que existem diferenças ao nível da integração social na turma, das estratégias de coping académico e do desempenho escolar entre "Estudantes- Atletas" e "Não Praticantes de Desporto". Relativamente aos "Estudantes-Atletas" nota- se ainda que são um conjunto de estudantes com características muito especificas, uma vez que, comparativamente aos "Não Praticantes de Desporto", apresentam na sua generalidade associações mais fortes entre as variáveis envolventes do estudo. Este estudo realça a pertinência que a prática federada de futebol tem em estudantes pré-adolescentes ao nível da sua integração social na escola, da forma como os mesmos gerem situações stressantes proporcionadas pela escola e o consequente desempenho académico.
Subject: Psicologia
Psychology
Scientific areas: Ciências sociais::Psicologia
Social sciences::Psychology
TID identifier: 202508030
URI: https://hdl.handle.net/10216/129350
Document Type: Dissertação
Rights: restrictedAccess
Appears in Collections:FPCEUP - Dissertação

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