Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10216/125334
Author(s): António Mourinho Mendes
Title: Escolas rurais: estudo de caso sobre o projeto das escolas de Ouguela e Degolados
Issue Date: 2019-11-08
Description: Nesta dissertação aborda-se, em retrospetiva, o projeto das escolas deOuguelas e Degolados, no nordeste alentejano, que, sob a égide do Instituto dasComunidades Educativas (ICE), se afirmou como uma resposta capaz de lidarcom as vicissitudes da vida em escolas rurais no âmbito de territórios sujeitos aum processo de desertificação humana crescente.É a partir dos depoimentos de atores educativos que participaram nodesenvolvimento de tais projetos que se evidenciam os eixos estratégicos dosmesmos, bem como o seu impacto na vida das comunidades, na vida dosalunos e na vida dos seus professores.Por fim, e a partir dos dados disponíveis, pretende.se contribuir para odebate acerca das possibilidades de, atualmente e face ao novo quadro jurídicoem que vivemos, se construírem escolas mais inclusivas e capazes, por isso, de,no seu âmbito, se assumirem decisões curriculares e pedagógicas de formamais autónoma e contextualizada.
Subject: Ciências da educação
Educational sciences
Scientific areas: Ciências sociais::Ciências da educação
Social sciences::Educational sciences
TID identifier: 202303462
URI: https://hdl.handle.net/10216/125334
Document Type: Dissertação
Rights: openAccess
Appears in Collections:FPCEUP - Dissertação

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