Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10216/124470
Author(s): Thársila Meireles Fonseca
Title: A avaliação da formação em contexto organizacional: o que acontece com os resultados?
Issue Date: 2019-11-14
Description: O presente estudo pretende assumir-se como contributo no estudo datemática da avaliação da formação de adultos, principalmente no contextoorganizacional, com o foco na compreensão do que é feito com os seusresultados. Sustentando-nos nos discursos que sinalizam a importância de oprocesso formativo dentro das empresas ser contínuo, a avaliação dasformações permitiria conhecer, entre outros, os pontos positivos e a melhorar noprocesso formativo e a possibilidade de aplicação das aprendizagens notrabalho.Os objetivos deste estudo referem-se, então, ao conhecimento dosinstrumentos de avaliação e dos momentos de aplicação, assim como àidentificação de quem avalia e quais os critérios que utiliza, para assim podercompreender o que acontece com os resultados das avaliações nas formaçõesque ocorrem em contexto organizacional.A metodologia selecionada para o efeito foi o estudo de caso, centradonos processos formativos e respetiva avaliação de uma empresa do norte dopaís. Foram realizadas seis entrevistas semiestruturadas a diferentes atores doprocesso de formação, tendo sido transcritas e objeto de análise de conteúdo.Os resultados apontam para uma percepção diferenciada entre osdiferentes participantes sobre o uso dos resultados obtidos na avaliação daformação. Com efeito, os representantes da empresa consideram que osresultados das avaliações são utilizados para um acompanhamento individual decada trabalhador, no entanto os trabalhadores não demonstraram conhecimentodesta situação. A percepção dos trabalhadores é de que estão a ser avaliadosconstantemente, enquanto que a empresa considera que está a realizar umacompanhamento e formação próximo através dessas avaliações da formaçãoinicial. Fica claro, desta forma, que tão importante quanto dar uso aos resultadosda avaliação é a clarificação e partilha entre os envolvidos no processo do queestá a ser feito com esses resultados
Subject: Ciências da educação
Educational sciences
Scientific areas: Ciências sociais::Ciências da educação
Social sciences::Educational sciences
TID identifier: 202321290
URI: https://hdl.handle.net/10216/124470
Document Type: Dissertação
Rights: openAccess
Appears in Collections:FPCEUP - Dissertação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
368395.pdfA avaliação da formação em contexto organizacional: o que acontece com os resultados?707.99 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.