Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10216/124470
Author(s): Thársila Meireles Fonseca
Title: A avaliação da formação em contexto organizacional: o que acontece com os resultados?
Issue Date: 2019-11-14
Description: O presente estudo pretende assumir-se como contributo no estudo da temática da avaliação da formação de adultos, principalmente no contexto organizacional, com o foco na compreensão do que é feito com os seus resultados. Sustentando-nos nos discursos que sinalizam a importância de o processo formativo dentro das empresas ser contínuo, a avaliação das formações permitiria conhecer, entre outros, os pontos positivos e a melhorar no processo formativo e a possibilidade de aplicação das aprendizagens no trabalho. Os objetivos deste estudo referem-se, então, ao conhecimento dos instrumentos de avaliação e dos momentos de aplicação, assim como à identificação de quem avalia e quais os critérios que utiliza, para assim poder compreender o que acontece com os resultados das avaliações nas formações que ocorrem em contexto organizacional. A metodologia selecionada para o efeito foi o estudo de caso, centrado nos processos formativos e respetiva avaliação de uma empresa do norte do país. Foram realizadas seis entrevistas semiestruturadas a diferentes atores do processo de formação, tendo sido transcritas e objeto de análise de conteúdo. Os resultados apontam para uma percepção diferenciada entre os diferentes participantes sobre o uso dos resultados obtidos na avaliação da formação. Com efeito, os representantes da empresa consideram que os resultados das avaliações são utilizados para um acompanhamento individual de cada trabalhador, no entanto os trabalhadores não demonstraram conhecimento desta situação. A percepção dos trabalhadores é de que estão a ser avaliados constantemente, enquanto que a empresa considera que está a realizar um acompanhamento e formação próximo através dessas avaliações da formação inicial. Fica claro, desta forma, que tão importante quanto dar uso aos resultados da avaliação é a clarificação e partilha entre os envolvidos no processo do que está a ser feito com esses resultados
Subject: Ciências da educação
Educational sciences
Scientific areas: Ciências sociais::Ciências da educação
Social sciences::Educational sciences
TID identifier: 202321290
URI: https://hdl.handle.net/10216/124470
Document Type: Dissertação
Rights: openAccess
Appears in Collections:FPCEUP - Dissertação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
368395.pdfA avaliação da formação em contexto organizacional: o que acontece com os resultados?707.99 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.