Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10216/124448
Author(s): Richelme da Silva Costa
Title: Formação pedagógica inicial de formadores: experiências presenciais e em b-learning
Issue Date: 2019-11-15
Description: A presente investigação foi desenvolvida no âmbito do Mestrado de Educação e Formação deAdultos da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, tendopor objetivo geral compreender como são formados os adultos envolvidos em processos deFormação Pedagógica Inicial de Formadores (FPIF). Além de descrever as ferramentas emétodos que são utilizados para a realização desta formação profissional no contexto português,procurou-se saber quais os efeitos, expectáveis e reais, inerentes a este processo uma vez queestamos a falar de uma atividade que pode ser realizada em diferentes formatos, designadamentepresencial ou a distância, e ainda perceber os fatores que influenciam os formandos a escolheremo seu formato de aprendizagem. Buscou-se também a construção de um perfil do formando queescolhe a formação b-learning, no sentido de perceber suas principais motivações para aderir aeste formato. A construção do referencial teórico foi feita a partir da revisão da literaturaexistente, passando pela educação de adultos, aprendizagem ao longo da vida e formaçãoprofissional, bem como exploração de conceitos como o de educação digital. No que se refereos métodos de investigação, estes baseiam-se na metodologia qualitativa, com entrevistassemiestruturadas direcionadas aos formadores e coordenadores do FPIF, onde a interpretaçãodos resultados aconteceu a partir da análise de conteúdo. Em relação aos formandos, foiadminsitrado inquérito, enviado a formadores certificados entre os anos de 2012 e 2018, comperguntas de caráter sócio-demográfico, fundamentais para a construção do perfil estudado,além de outras questões relacionadas com os fatores de escolha do formato frequentado e asexperiências vivenciadas durante a formação. As considerações geradas pela presenteinvestigação vêm agregar valor ao contexto da formação profissional em Portugal, considerandoque no âmbito da formação FPIF e sua execução no formato b-learning, foi possível traçar operfil dos formandos, bem como recolher através dos formadores sugestões de melhoria para oprocesso formativo.
Subject: Ciências da educação
Educational sciences
Scientific areas: Ciências sociais::Ciências da educação
Social sciences::Educational sciences
TID identifier: 202321312
URI: https://hdl.handle.net/10216/124448
Document Type: Dissertação
Rights: openAccess
Appears in Collections:FPCEUP - Dissertação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
368396.pdfFormação pedagógica inicial de formadores: experiências presenciais e em b-learning1.27 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.