Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10216/123976
Author(s): Bárbara Mónica Elias Correia
Title: Contributos da meta-emoção parental e da competência emocional na aceitação pelos pares
Issue Date: 2019-11-12
Description: Os pais desempenham um papel essencial na socialização emocional dos seus filhos,ensinando-os a nomear, compreender e gerir emoções. A meta-emoção parental refere-se àsemoções e pensamentos dos pais relativamente às próprias emoções e às emoções dos seusfilhos. A competência emocional engloba três componentes essenciais: conhecimentoemocional, regulação emocional e expressão emocional, que detêm um papel importante nadeterminação da qualidade das relações com pares das crianças. O presente estudo pretendeuanalisar o impacto da meta-emoção parental e da competência emocional na aceitação pelospares.Participaram neste estudo 87 crianças (45 do género masculino) com idadescompreendidas entre os 7 e os 10 anos (M = 8.83, DP = 0.99), pertencentes a 2 turmas do 2ºano e 2 turmas do 4º ano de um colégio privado do Porto. Os dados sociodemográficosrecolheram-se através do Questionário de Caracterização da Criança e do Contexto Familiar,preenchido pela professora. A meta-emoção parental foi avaliada pelos pais através doRPEN (Alves & Cruz, 2011). O conhecimento emocional foi avaliado por cada criançaatravés da EACE, Alves, Cruz, Duarte & Martins, 2008). A regulação emocional foi avaliadaatravés da ERE (Alves & Cruz, 2010) e a expressão emocional através de uma versãotraduzida do DES-VIII (Schultz, Bear, & Izard, 2004), ambos preenchidos pelos professores.Os resultados confirmam parcialmente o modelo proposto por Katz e colaboradores(2012), verificando-se que o conhecimento e regulação emocionais medeiam a relação entrea meta-emoção parental e a aceitação pelos pares e a influência do nível socioeconómico dafamília nestas relações. Em suma, os resultados do presente estudo realçam o contributo dameta-emoção parental na competência emocional e na aceitação pelos pares das crianças deidade escolar, fornecendo pistas de investigação e intervenção no domínio da parentalidade.
Subject: Psicologia
Psychology
Scientific areas: Ciências sociais::Psicologia
Social sciences::Psychology
TID identifier: 202311481
URI: https://hdl.handle.net/10216/123976
Document Type: Dissertação
Rights: openAccess
Appears in Collections:FPCEUP - Dissertação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
365680.pdfContributos da meta-emoção parental e da competência emocional na aceitação pelos pares1.22 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.