Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10216/123957
Author(s): Anabela Anjos Pedro
Title: NOVidade: implementação e avaliação de um programa intergeracional com idosos e jovens universitários
Issue Date: 2019-11-14
Description: Atualmente, é inegável a estratificação da sociedade por gerações e o consequenteafastamento entre gerações mais novas e mais velhas. Este fenómeno tem contribuído paraum desconhecimento cada vez maior das realidades de cada geração, assim como para oaumento do preconceito associado à idade (Idadismo), um aumento da solidão e uma baixacoesão social. Em resposta a este afastamento, as relações intergeracionais albergam umconjunto de meios através dos quais diferentes gerações podem cruzar-se, apoiar-se e prestarcuidados entre si. Neste seguimento, os programas intergeracionais são encarados como umdos possíveis veículos sociais através dos quais gerações diferentes poderão,deliberadamente, desenvolver relações significativas entre si, promover significados epropósitos de vida e aproximar gerações.O estudo presente consiste na construção, implementação e avaliação de umprograma intergeracional que envolve idosas e jovens universitárias. Teve na sua base aTeoria do Desenvolvimento Psicossocial de Erikson e a relação intergeracional foi concebidacomo promotora, nas participantes, da resolução e integração das diferentes fasesdesenvolvimentais apresentadas pelo autor. Trata-se de um projeto de investigação-ação,tendo-se optado por uma abordagem mista (quantitativa e qualitativa) na recolha e análisede dados. Foram administrados nos momentos pré e pós-intervenção as seguintes escalas:Inventory of Psycho-social Balance (IPB; Domino & Affonso, 1990; versão portuguesa deVeiga, 2004), a Philadelphia Geriatric Center Morale Scale (Lawton, 1975; versãoportuguesa de Paúl, 1992) e o Questionário de Atividades Intergeracionais (Dellmann-Jenkins,1997). Os dados qualitativos foram obtidos através de dois grupos focais (uma porcada geração) e pela análise dos diários de bordo de todas as participantes.Os resultados demonstraram efeitos positivos advindos da implementação desteprograma nas duas gerações, sobretudo ao nível da diminuição do idadismo e da solidão. Noque concerne ao desenvolvimento pessoal, foi sobretudo nas mais novas que o impacto doprograma NOVidade se evidenciou. Este parece ser um estudo com impacto relevante, namedida em que os seus contributos poderão potenciar o desenvolvimento de outrosprogramas deste tipo, promovendo a aproximação de gerações, a diminuição do idadismo eo desenvolvimento pessoal através do contacto intergeracional.
Subject: Psicologia
Psychology
Scientific areas: Ciências sociais::Psicologia
Social sciences::Psychology
TID identifier: 202311422
URI: https://hdl.handle.net/10216/123957
Document Type: Dissertação
Rights: openAccess
Appears in Collections:FPCEUP - Dissertação

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