Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10216/123957
Author(s): Anabela Anjos Pedro
Title: NOVidade: implementação e avaliação de um programa intergeracional com idosos e jovens universitários
Issue Date: 2019-11-14
Description: Atualmente, é inegável a estratificação da sociedade por gerações e o consequente afastamento entre gerações mais novas e mais velhas. Este fenómeno tem contribuído para um desconhecimento cada vez maior das realidades de cada geração, assim como para o aumento do preconceito associado à idade (Idadismo), um aumento da solidão e uma baixa coesão social. Em resposta a este afastamento, as relações intergeracionais albergam um conjunto de meios através dos quais diferentes gerações podem cruzar-se, apoiar-se e prestar cuidados entre si. Neste seguimento, os programas intergeracionais são encarados como um dos possíveis veículos sociais através dos quais gerações diferentes poderão, deliberadamente, desenvolver relações significativas entre si, promover significados e propósitos de vida e aproximar gerações. O estudo presente consiste na construção, implementação e avaliação de um programa intergeracional que envolve idosas e jovens universitárias. Teve na sua base a Teoria do Desenvolvimento Psicossocial de Erikson e a relação intergeracional foi concebida como promotora, nas participantes, da resolução e integração das diferentes fases desenvolvimentais apresentadas pelo autor. Trata-se de um projeto de investigação-ação, tendo-se optado por uma abordagem mista (quantitativa e qualitativa) na recolha e análise de dados. Foram administrados nos momentos pré e pós-intervenção as seguintes escalas: Inventory of Psycho-social Balance (IPB; Domino & Affonso, 1990; versão portuguesa de Veiga, 2004), a Philadelphia Geriatric Center Morale Scale (Lawton, 1975; versão portuguesa de Paúl, 1992) e o Questionário de Atividades Intergeracionais (Dellmann- Jenkins,1997). Os dados qualitativos foram obtidos através de dois grupos focais (uma por cada geração) e pela análise dos diários de bordo de todas as participantes. Os resultados demonstraram efeitos positivos advindos da implementação deste programa nas duas gerações, sobretudo ao nível da diminuição do idadismo e da solidão. No que concerne ao desenvolvimento pessoal, foi sobretudo nas mais novas que o impacto do programa NOVidade se evidenciou. Este parece ser um estudo com impacto relevante, na medida em que os seus contributos poderão potenciar o desenvolvimento de outros programas deste tipo, promovendo a aproximação de gerações, a diminuição do idadismo e o desenvolvimento pessoal através do contacto intergeracional.
Subject: Psicologia
Psychology
Scientific areas: Ciências sociais::Psicologia
Social sciences::Psychology
TID identifier: 202311422
URI: https://hdl.handle.net/10216/123957
Document Type: Dissertação
Rights: openAccess
Appears in Collections:FPCEUP - Dissertação

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