Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10216/123839
Author(s): Helder Daniel Moreira Pinto Teixeira
Title: Da prática à teoria: os sentidos das emoções!
Issue Date: 2019-11-13
Description: É durante os primeiros anos de vida que a criança (co) constrói e solidifica as suascompetências emocionais e sociais. O conhecimento emocional, um construtomultidimensional, é uma dimensão estruturante no desenvolvimento da competênciaemocional da criança, enquanto indivíduo inserido num contexto e cultura particular. Opresente estudo, de cariz exploratório, dirigido a um grupo de crianças portuguesas em idadepré-escolar, tem como objetivo avaliar, no seu processo e produto, o impacto daimplementação de um projeto piloto, "Os Sentidos das Emoções!".Para avaliar a eficácia da implementação deste projeto, recorreu-se a umametodologia de investigação mista: uma abordagem quantitativa não experimental (com aavaliação do grupo nos momentos pré e pós intervenção), e uma abordagem qualitativa, aanálise temática, no sentido de analisar e avaliar os dados qualitativos obtidos, pelo recursoa diferentes instrumentos de informantes privilegiados (educadoras, pais e investigadorprincipal), ao longo do processo e no final da intervenção. Participaram neste estudo 20crianças (n=20), com idades compreendidas entre os 4 e os 6 anos de idade, (M=4.85)(DP=0.745), a frequentar um jardim de infância de uma EB1 do Grande Porto. Para aavaliação do processo, recorreu-se a uma ficha de avaliação de sessão, preenchida por 3informantes, e ao diário de bordo, ambos os instrumentos construídos e/ou adaptados peloinvestigador. Na avaliação do(s) produto(s) do projeto, recorreu-se, junto das crianças, àavaliação do conhecimento emocional através da Escala de Avaliação de ConhecimentoEmocional (EACE), e junto dospais, foram avaliadas as competências, as habilidadessociaise os problemas de comportamento através do Social Skills Improvement System (SSIS) -ambos os instrumentos administrados nos momentos pré e pós intervenção. Emcomplemento aos instrumentos supramencionados, administraram-se dois questionários,construídos de raiz, para explorar a perceção dos pais e equipa docente quanto à pertinência,satisfação e impacto do estudo nos seus educandos. A partir da análise dos resultados nomomento pós-intervenção, as crianças registam um aumento no conhecimento emocional ehabilidades sociais, e uma diminuição dos problemas de comportamento. Estes resultados,que apontam para um efeito significativo da intervenção, serão discutidos tendo em conta osconstrangimentos e limitações da implementação do projeto, bem como as caraterísticas dogrupo e contexto de intervenção.
Subject: Psicologia
Psychology
Scientific areas: Ciências sociais::Psicologia
Social sciences::Psychology
TID identifier: 202310604
URI: https://hdl.handle.net/10216/123839
Document Type: Dissertação
Rights: openAccess
Appears in Collections:FPCEUP - Dissertação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
365171.pdfDa prática à teoria: os sentidos das emoções!2.2 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.