Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10216/123794
Author(s): Sara Andreia Vasconcelos Nascimento
Title: O projeto educativo da Galeria da Biodiversidade e a inclusão da diversidade dos públicos
Issue Date: 2019-11-13
Description: O presente trabalho surge no âmbito de um estágio curricular, realizado naGaleria da Biodiversidade, pertencente ao Museu de História Natural e da Ciência daUniversidade do Porto, com os objetivos de identificar as ideias que constroem oconceito de educação e de serviço educativo, e de refletir, por um lado, em que medidao projeto educativo da Galeria é inclusivo e, por outro lado, sobre a gestão da oferta dasatividades da Galeria e da procura por parte das instituições escolares.Como há, cada vez mais, a consciência de que a educação não se circunscreve aoespaço escolar, os museus são alvo de uma crescente valorização no que diz respeito àssuas potencialidades educativas, tornando-se importante perceber como é que os/ascolaboradores/as e as atividades desenvolvidas pela Galeria articulam a educação formale a educação não-formal. Sob outra perspetiva, em prol da ideia da igualdade de acesso,assume-se que os museus são, ou deveriam ser, espaços inclusivos, por isso a reflexãoincide, também, sobre a inclusão/exclusão no funcionamento e nas atividades oferecidaspela Galeria.O dispositivo teórico-metodológico da análise do discurso foi mobilizado, tendoem consideração a luta discursiva em torno dos conceitos de educação e de serviçoeducativo, tendo sido possível perceber que a ideia de serviço educativo, sendoarticulada com a escolarização, a inclusão e diversidade, as atividades educativas e amediação, reflete-se nas práticas dos/as colaboradores/as da Galeria. A análise destasarticulações permitiu, ainda, refletir sobre os condicionamentos de natureza científica,económica, académica, comunicacional ou física no acesso à Galeria da Biodiversidade.Por último, aumentando a consciência sobre o modo de fazer investigação, oquestionamento sobre as possibilidades de intervenção de um/a profissional dasCiências da Educação confluem para se assumir a avaliação diagnóstica como umaforma de intervenção e a mediação como uma proposta alternativa para o ServiçoEducativo da Galeria.
Subject: Ciências da educação
Educational sciences
Scientific areas: Ciências sociais::Ciências da educação
Social sciences::Educational sciences
TID identifier: 202304132
URI: https://hdl.handle.net/10216/123794
Document Type: Dissertação
Rights: restrictedAccess
Appears in Collections:FPCEUP - Dissertação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
364897.pdf
  Restricted Access
O projeto educativo da Galeria da Biodiversidade e a inclusão da diversidade dos públicos2.67 MBAdobe PDF    Request a copy from the Author(s)


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.