Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10216/123779
Author(s): Patrícia Oliveira Sá
Title: A relação entre mediação cultural e educação: um olhar a partir de uma experiência de estágio no Serviço Educativo do FACE
Issue Date: 2019-11-13
Description: O presente relatório contempla a intervenção desenvolvida no estágio do Mestrado emCiências da Educação, no domínio de Educação, Comunidades e Mudança Social, realizado noServiço Educativo do Fórum de Arte e Cultura de Espinho, da Câmara Municipal de Espinho.O processo de estágio englobou diferentes dinâmicas, desde a integração no contexto, oacompanhamento de diferentes eventos e atividades profissionais e o trabalho desenvolvidoenquanto elemento do serviço educativo. Todas essas vivências culminaram na implementaçãode uma ação de mediação cultural desenvolvida por mim, junto de um grupo de idosos do Lar-Residencial São Francisco de Espinho.Ao longo da intervenção foram utilizadas diferentes metodologias, destacando-se aobservação participante, as notas de terreno e as entrevistas semiestruturadas. Todos essesinstrumentos metodológicos inscrevem-se numa perspetiva qualitativa de investigação eintervenção, subjacente a este processo de estágio.Considerando que a educação é transversal e está presente nas diferentes fases da vidahumana, torna-se fundamental pensar e analisar como é que a educação se relaciona com aspráticas culturais e artísticas e quais os contributos que os serviços educativos podem dar àscomunidades. Apesar de as instituições formais serem o contexto de ação privilegiado na áreada educação, importa perceber que os contextos educativos não-formais e informais, como asinstituições culturais, têm contributos igualmente relevantes, promovendo o desenvolvimentode outras competências, experiências e aprendizagens. As Ciências da Educação podem intervire marcar a diferença no contexto cultural, em especial num serviço educativo.Defende-se assim, neste relatório, uma educação articulada com a mediação cultural,tendo em consideração os diferentes tipos de público de um serviço educativo, as suasnecessidades e interesses, perspetivando contribuir para a mudança e a melhoria da vida dacomunidade.
Subject: Ciências da educação
Educational sciences
Scientific areas: Ciências sociais::Ciências da educação
Social sciences::Educational sciences
TID identifier: 202303560
URI: https://hdl.handle.net/10216/123779
Document Type: Dissertação
Rights: openAccess
Appears in Collections:FPCEUP - Dissertação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
364870.pdfA relação entre mediação cultural e educação: um olhar a partir de uma experiência de estágio no Serviço Educativo do FACE891 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.