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https://hdl.handle.net/10216/123764
Author(s): | Patrícia Maria Mendonça Rodrigues Ribeiro |
Title: | Um estudo exploratório sobre o abuso sexual baseado em imagens numa amostra de estudantes do ensino superior em Portugal |
Issue Date: | 2019-11-14 |
Description: | Este trabalho tem como objetivo um estudo exploratório com estudantes do Ensino Superior em Portugal, sobre a partilha e divulgação de imagens íntimas e/ou explícitas de cariz sexual a terceiros, sem o consentimento da pessoa exposta, situação que se denomina de Abuso Sexual baseado em Imagens (McGlynn & Rackley, 2017a, McGlynn & Rackley 2017b, McGlynn, Rackley & Houghton 2017 & eSafety 2017). Tendo em conta a expansão do uso da Internet, especialmente entre jovens, torna-se de extrema importância perceber como a usam, nomeadamente ao nível das relações íntimas e/ou de namoro e que riscos correm na sua utilização. Os dados foram recolhidos através de um questionário divulgado online e autoadministrado, construído para o efeito. Foram analisadas respostas de 525 estudantes, de ambos os sexos/géneros. Os resultados obtidos revelam que a vitimação foi encontrada em 5% da amostra e as ameaças de vitimação em 9% da amostra. Muitos/as estudantes (52,73%) revelaram não ter perceção dos riscos que correm ao enviar imagens deste tipo e 6,51% da amostra responsabiliza pelo ato, a pessoa que em primeiro lugar partilha a foto numa relação com um/a companheiro/a. Quanto à orientação sexual, parece existir uma relação estatisticamente significativa entre esta variável e a receção e envio dessas imagens (prática de sexting) e também a ameaça de exposição das mesmas, colocando a população LGB numa posição de maior risco no que respeita a esta forma de violência na intimidade. Esta população apresenta maior vulnerabilidade à violência nas relações de intimidade, pois acrescido tem os fatores: invisibilidade, homofobia internalizada, isolamento e discriminação (Paulos & Moreira, 2017). Desta forma, conclui-se que há razões para uma ação, de forma preventiva, particularmente através da Educação, e interventiva, face ao Abuso Sexual baseado em Imagens. Numa posição que se pauta pela vontade de um compromisso social com a mudança, esta investigação traz-nos novos dados sobre o Abuso Sexual baseado em Imagens, esperando poder contribuir para novos olhares sobre as Políticas Educativas e de Prevenção e de Intervenção na área da Violência. |
Subject: | Ciências da educação Educational sciences |
Scientific areas: | Ciências sociais::Ciências da educação Social sciences::Educational sciences |
TID identifier: | 202304116 |
URI: | https://hdl.handle.net/10216/123764 |
Document Type: | Dissertação |
Rights: | openAccess |
Appears in Collections: | FPCEUP - Dissertação |
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