Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10216/122769
Author(s): Laura Mónica Henriques Ferreira
Title: As artes na educação: o desenho além da tecnicidade: sobre a voz dos alunos
Issue Date: 2019-09-12
Description: O presente relatório de mestrado contextualiza o estágio pedagógico realizado naEscola Secundária da Maia, no ano letivo de 2018/2019, integrando-se, deste modo, nocampo de ação do Mestrado em Ensino das Artes Visuais no 3º Ciclo do Ensino Básicoe do Ensino Secundário. O relatório incide sobre a progressão e o desenvolvimento doestágio pedagógico, e de todas as atividades educacionais que nele ocorreram, bemcomo sobre a construção de uma identidade profissional, constituindo-se enquantodocumento de reflexão e análise do processo construído e vivido. Os processos detrabalho pedagógicos desenvolvidos, e agora apresentados neste relatório, focam-se notrabalho realizado com a turma 10ºN do curso das Artes Visuais, na disciplina deDesenho A.De modo a possibilitar uma construção informada e contextualizada à práticadocente em Artes Visuais, tornou-se pertinente a realização de uma análise às presentesorientações curriculares do sistema educativo português, através de um conjunto dosseus documentos legais (Perfil do Aluno, Programa Curricular de Desenho A,Aprendizagens Essenciais). Ao refletirmos sobre o papel da Educação Artística emcontexto escolar, e da tendência de instrumentalização das Artes, possibilita-se umaabertura de diversos pontos de vista, em termos de uma problematização conceptual,que por sua vez se interligam com as experiências vividas no estágio pedagógico.Partindo da criação e realização de uma proposta didática destinada à turmareferida tendo em conta o seu contexto, as suas especificidades, e questões eproblemáticas observadas, aborda-se, de igual forma, o Desenho para além de umatecnicidade, e as questões relativas ao poder e à agência dos alunos na educação emArtes. Deste modo, a proposta didática propôs-se abordar estes assuntos, de forma apossibilitar uma abertura, em termos de resolução das questões concernentes.
Subject: Ciências da educação
Educational sciences
Scientific areas: Ciências sociais::Ciências da educação
Social sciences::Educational sciences
TID identifier: 202285324
URI: https://hdl.handle.net/10216/122769
Document Type: Relatório de Estágio
Rights: restrictedAccess
Appears in Collections:FPCEUP - Relatório de Estágio

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
357949.pdf
  Restricted Access
As artes na educação: o desenho além da tecnicidade: sobre a voz dos alunos2.42 MBAdobe PDF    Request a copy from the Author(s)


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.