Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10216/122769
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorLaura Mónica Henriques Ferreira
dc.date.accessioned2022-09-15T07:25:40Z-
dc.date.available2022-09-15T07:25:40Z-
dc.date.issued2019-09-12
dc.date.submitted2019-09-18
dc.identifier.othersigarra:357949
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10216/122769-
dc.descriptionO presente relatório de mestrado contextualiza o estágio pedagógico realizado na Escola Secundária da Maia, no ano letivo de 2018/2019, integrando-se, deste modo, no campo de ação do Mestrado em Ensino das Artes Visuais no 3º Ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário. O relatório incide sobre a progressão e o desenvolvimento do estágio pedagógico, e de todas as atividades educacionais que nele ocorreram, bem como sobre a construção de uma identidade profissional, constituindo-se enquanto documento de reflexão e análise do processo construído e vivido. Os processos de trabalho pedagógicos desenvolvidos, e agora apresentados neste relatório, focam-se no trabalho realizado com a turma 10ºN do curso das Artes Visuais, na disciplina de Desenho A. De modo a possibilitar uma construção informada e contextualizada à prática docente em Artes Visuais, tornou-se pertinente a realização de uma análise às presentes orientações curriculares do sistema educativo português, através de um conjunto dos seus documentos legais (Perfil do Aluno, Programa Curricular de Desenho A, Aprendizagens Essenciais). Ao refletirmos sobre o papel da Educação Artística em contexto escolar, e da tendência de instrumentalização das Artes, possibilita-se uma abertura de diversos pontos de vista, em termos de uma problematização conceptual, que por sua vez se interligam com as experiências vividas no estágio pedagógico. Partindo da criação e realização de uma proposta didática destinada à turma referida tendo em conta o seu contexto, as suas especificidades, e questões e problemáticas observadas, aborda-se, de igual forma, o Desenho para além de uma tecnicidade, e as questões relativas ao poder e à agência dos alunos na educação em Artes. Deste modo, a proposta didática propôs-se abordar estes assuntos, de forma a possibilitar uma abertura, em termos de resolução das questões concernentes.
dc.language.isopor
dc.rightsrestrictedAccess
dc.subjectCiências da educação
dc.subjectEducational sciences
dc.titleAs artes na educação: o desenho além da tecnicidade: sobre a voz dos alunos
dc.typeRelatório de Estágio
dc.contributor.uportoFaculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
dc.identifier.tid202285324
dc.subject.fosCiências sociais::Ciências da educação
dc.subject.fosSocial sciences::Educational sciences
thesis.degree.disciplineMestrado em Ensino de Artes Visuais no 3º. Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
thesis.degree.grantorFaculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
thesis.degree.grantorUniversidade do Porto
thesis.degree.level1
Appears in Collections:FPCEUP - Relatório de Estágio

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
357949.pdf
  Restricted Access
As artes na educação: o desenho além da tecnicidade: sobre a voz dos alunos2.42 MBAdobe PDF    Request a copy from the Author(s)


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.