Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10216/122319
Author(s): Inês Marques Veiga Santos
Title: Egocentrismos ingénuos: perspetivas pedagógicas num mundo digital
Issue Date: 2019-09-12
Description: O/A presente relatório/dissertação, intitulado Egocentrismos Ingénuos:Perspetivas Pedagógicas Num Mundo Digital, é um documento reflexivo daprática docente de uma professora estagiária na Escola Artística e ProfissionalÁrvore. Num período de 285 horas, a estagiária observou e orientou a turma do2.º ano do curso de Design Gráfico na disciplina de Design Gráfico o que resultouem duas principais problemáticas centradas nos alunos. A primeira centrada nouso constante dos meios digitais e a segunda no pensamento permanente sobreo finalizar das propostas. Nesta perspetiva desenvolveu-se uma proposta commetodologias e estratégias desta escola artística e profissional. A proposta tinhacomo objetivo explorar os conceitos relativos à Ilustração e o repensar de umdeslocamento para o exterior de uma sociedade digital no contexto educativo.Consequentemente foram percetíveis dois momentos: um intrinsecamenteligado às ideologias egocêntricas ingénuas de uma estagiária ansiosa e outrorelativo às ilustrações finais dos alunos como reflexo das suas aprendizagenstécnicas. Apesar de proposto a dinamização de uma proposta no contexto físico,a preferência dos alunos centrou-se no meio digital, devido a este permitir umacriação eficaz das suas ilustrações.
Subject: Ciências da educação
Educational sciences
Scientific areas: Ciências sociais::Ciências da educação
Social sciences::Educational sciences
URI: https://hdl.handle.net/10216/122319
Document Type: Relatório de Estágio
Rights: openAccess
Appears in Collections:FPCEUP - Relatório de Estágio

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
352329.pdfEgocentrismos ingénuos: perspetivas pedagógicas num mundo digital4.12 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.