Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10216/122316
Author(s): Rui Roberto Castro dos Santos
Title: (Da) cópia criativa: interpretar/apropriar/(re)criar, percursos didáticos no ensino das artes visuais
Issue Date: 2019-09-11
Description: O presente relatório pretende ser uma reflexão ao meu breve percurso comoprofessor´ e para tal incide sobre as experiências que tenho tido oportunidade deviver dentro do contexto de escola. O relatório dá a conhecer e reflete sobre ainvestigação desenvolvida durante o Estágio Pedagógico do Mestrado em Ensinode Artes Visuais no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, quedecorreu na Escola Secundária Dr. Joaquim Gomes Ferreira Alves durante o anoletivo de 2018/2019. A investigação consistiu em lecionar um conjunto de aulas auma turma do Ensino Básico (7º ano de escolaridade) na disciplina de Artes Visuais.Nas aulas lecionadas implementei uma Unidade Didática (Cópia Criativa) queidealizei e estruturei sobre um tema que me interessava e que surgiu de dentro´do estágio, das aulas assistidas e daquilo que me inquietava e que julgava ser umcontributo para as aprendizagens dos alunos.O relatório começa (primeiro capítulo) por abordar e refletir sobre asexperiências que tive como professor e formador antes de frequentar este Mestradoprofissionalizante, para depois, falar sobre as experiências que agora tive, nocontexto de estágio pedagógico, refletindo sobre a mudança que poderei ter sofridoquando exposto aos ensinamentos e debates surgidos nas aulas do Mestrado e emconversas entre colegas. O segundo capítulo do relatório, aborda a UnidadeDidática que lecionei, começando por descrever os contextos (escola, professores,turmas e alunos) e as problemáticas de que a Didática parte, numa lógica deresposta, aprofundamento e continuidade. Fala depois das aulas lecionadas sobreesta Unidade Didática (Cópia Criativa), descrevendo e refletindo sobre a primeiraaula (Introdução à Unidade Didática), pela importância que a mesma assumiu, paradepois se concentrar sobre as aprendizagens que julgo terem resultado dasrestantes aulas (Desenvolvimento e Conclusão de trabalhos). Termino, refletindosobre a investigação, sobre os Constrangimentos e Potencialidades, e sobre asExpetativas e Resultados que dela advêm.
Subject: Ciências da educação
Educational sciences
Scientific areas: Ciências sociais::Ciências da educação
Social sciences::Educational sciences
TID identifier: 202285316
URI: https://hdl.handle.net/10216/122316
Document Type: Relatório de Estágio
Rights: restrictedAccess
Appears in Collections:FPCEUP - Relatório de Estágio

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
352327.1.pdf
  Restricted Access
Anexos21.41 MBAdobe PDF    Request a copy from the Author(s)
352327.pdf
  Restricted Access
(Da) cópia criativa: interpretar/apropriar/(re)criar, percursos didáticos no ensino das artes visuais2.31 MBAdobe PDF    Request a copy from the Author(s)


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.