Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10216/122306
Author(s): Diogo Ludgero Almeida Faria
Title: Da Linha e da trama: a produção do sujeito autónomo, o projeto e a economia dos sentidos nos grupos de artes da Escola da Ponte
Issue Date: 2019-09-19
Description: Este relatório respalda-se nas observações e estudos que efetuei no decorrerdo estágio desenvolvido na Escola da Ponte entre o ano letivo de 2018/2019 aosvários grupos de arte. Inscreve-se essencialmente como uma reflexão crítica sobre aformação do sujeito autónomo e criativo auferido como perfil do aluno a formar nestaorganização e sobre os métodos de subjetivação, tecnologias e conceções que, maisou menos evidentemente, são para ele modeladores.Almeja explicitar, por um lado, como determinados mecanismos deautogovernação, autorregulação e autonarração, se associam ao conceito deautonomia, e por outro, como a prática e educação artística por via do projeto e algunsdiscursos naturalizados sobre o que é válido enquanto arte, custeiam tipos deproduções simbólicas específicas e modos de percecionar o real e a própriasubjetividade.Pretendo discutir uma certa visão imaculada sobre os sujeitos no interior doaparelho escolar, o predomínio de procedimentos e posturas educativas, não comoforma de as desqualificar, mas de as problematizar naquilo que são as complexidadese paradoxos de toda a pedagogia.
Subject: Ciências da educação
Educational sciences
Scientific areas: Ciências sociais::Ciências da educação
Social sciences::Educational sciences
TID identifier: 202285294
URI: https://hdl.handle.net/10216/122306
Document Type: Relatório de Estágio
Rights: openAccess
Appears in Collections:FPCEUP - Relatório de Estágio

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
352330.pdfDa Linha e da trama: a produção do sujeito autónomo, o projeto e a economia dos sentidos nos grupos de artes da Escola da Ponte1.67 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.