Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10216/121842
Author(s): Vera Patrícia Faria de Paiva
Title: Itinerários de identificação: aspirações e tensões no ensino artístico e profissional
Issue Date: 2019-07-11
Description: Esta reflexão apresenta-se enquanto relatório de estágio. Porém, não se trata deum mero relato acerca daquilo que acontece em tal contexto. Pretende-se, portanto,partir de momentos de observação e de circunstâncias de ação como potenciais motoresde investigação.Enquanto outrora aspirante a artista plástica, o confronto com o curso de designgráfico, integrante numa escola artística e profissional, alevanta inúmeras questões. Emprimeiro lugar, é importante deslindar os alicerces que estruturam uma escola e umasala em particular, a sala em que se atua. Em seguida, toma lugar a dicotomia artesplásticas/design, ou arte/técnica e arte/indústria, transversal às várias secções dareflexão. As tensões, primeiramente pessoais, são facilmente transpostas para a leiturados conteúdos programáticos relacionados com a "cor" ou com a "imagem". Assim, sãopercorridos itinerários que visam problematizar e cruzar teorias. Para além de outroscontributos, com relativa importância, destacam-se: Flusser (transversal a toda areflexão); Delors e Morin (sobre a escola); Munari e Cardoso (arte/design); Itten eKandinsky (cor); Agamben, Villafañe, Didi-Huberman, Rancière, Benjamin e Careri(tempo, imagem, jogo).É do confronto, entre a bagagem pessoal e construída ao longo dos tempos e osnovos entendimentos que irrompem do programa curricular, que nascem duas propostas."As cores e os seus significados" é relativa ao módulo 2 (cor) e "GeografiasIdentitárias" é relativa ao módulo 3 (imagem). Ambas emergem da pretensão de aliarartes plásticas e design gráfico, os domínios artístico e profissional de uma escola.Observações e ações dão lugar a reflexões. Observações e ações originam umaescrita.
Subject: Ciências da educação
Educational sciences
Scientific areas: Ciências sociais::Ciências da educação
Social sciences::Educational sciences
URI: https://hdl.handle.net/10216/121842
Document Type: Relatório de Estágio
Rights: restrictedAccess
Appears in Collections:FPCEUP - Relatório de Estágio

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
346206.pdf
  Restricted Access
Itinerários de identificação: aspirações e tensões no ensino artístico e profissional670.19 kBAdobe PDF    Request a copy from the Author(s)


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.