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https://hdl.handle.net/10216/121842
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.creator | Vera Patrícia Faria de Paiva | |
dc.date.accessioned | 2022-09-06T18:40:08Z | - |
dc.date.available | 2022-09-06T18:40:08Z | - |
dc.date.issued | 2019-07-11 | |
dc.date.submitted | 2019-08-12 | |
dc.identifier.other | sigarra:346206 | |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/10216/121842 | - |
dc.description | Esta reflexão apresenta-se enquanto relatório de estágio. Porém, não se trata de um mero relato acerca daquilo que acontece em tal contexto. Pretende-se, portanto, partir de momentos de observação e de circunstâncias de ação como potenciais motores de investigação. Enquanto outrora aspirante a artista plástica, o confronto com o curso de design gráfico, integrante numa escola artística e profissional, alevanta inúmeras questões. Em primeiro lugar, é importante deslindar os alicerces que estruturam uma escola e uma sala em particular, a sala em que se atua. Em seguida, toma lugar a dicotomia artes plásticas/design, ou arte/técnica e arte/indústria, transversal às várias secções da reflexão. As tensões, primeiramente pessoais, são facilmente transpostas para a leitura dos conteúdos programáticos relacionados com a "cor" ou com a "imagem". Assim, são percorridos itinerários que visam problematizar e cruzar teorias. Para além de outros contributos, com relativa importância, destacam-se: Flusser (transversal a toda a reflexão); Delors e Morin (sobre a escola); Munari e Cardoso (arte/design); Itten e Kandinsky (cor); Agamben, Villafañe, Didi-Huberman, Rancière, Benjamin e Careri (tempo, imagem, jogo). É do confronto, entre a bagagem pessoal e construída ao longo dos tempos e os novos entendimentos que irrompem do programa curricular, que nascem duas propostas. "As cores e os seus significados" é relativa ao módulo 2 (cor) e "Geografias Identitárias" é relativa ao módulo 3 (imagem). Ambas emergem da pretensão de aliar artes plásticas e design gráfico, os domínios artístico e profissional de uma escola. Observações e ações dão lugar a reflexões. Observações e ações originam uma escrita. | |
dc.language.iso | por | |
dc.rights | restrictedAccess | |
dc.subject | Ciências da educação | |
dc.subject | Educational sciences | |
dc.title | Itinerários de identificação: aspirações e tensões no ensino artístico e profissional | |
dc.type | Relatório de Estágio | |
dc.contributor.uporto | Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação | |
dc.identifier.tid | 202277585 | |
dc.subject.fos | Ciências sociais::Ciências da educação | |
dc.subject.fos | Social sciences::Educational sciences | |
thesis.degree.discipline | Mestrado em Ensino de Artes Visuais no 3º. Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário | |
thesis.degree.grantor | Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação | |
thesis.degree.grantor | Universidade do Porto | |
thesis.degree.level | 1 | |
Appears in Collections: | FPCEUP - Relatório de Estágio |
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