Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10216/121842
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorVera Patrícia Faria de Paiva
dc.date.accessioned2022-09-06T18:40:08Z-
dc.date.available2022-09-06T18:40:08Z-
dc.date.issued2019-07-11
dc.date.submitted2019-08-12
dc.identifier.othersigarra:346206
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10216/121842-
dc.descriptionEsta reflexão apresenta-se enquanto relatório de estágio. Porém, não se trata de um mero relato acerca daquilo que acontece em tal contexto. Pretende-se, portanto, partir de momentos de observação e de circunstâncias de ação como potenciais motores de investigação. Enquanto outrora aspirante a artista plástica, o confronto com o curso de design gráfico, integrante numa escola artística e profissional, alevanta inúmeras questões. Em primeiro lugar, é importante deslindar os alicerces que estruturam uma escola e uma sala em particular, a sala em que se atua. Em seguida, toma lugar a dicotomia artes plásticas/design, ou arte/técnica e arte/indústria, transversal às várias secções da reflexão. As tensões, primeiramente pessoais, são facilmente transpostas para a leitura dos conteúdos programáticos relacionados com a "cor" ou com a "imagem". Assim, são percorridos itinerários que visam problematizar e cruzar teorias. Para além de outros contributos, com relativa importância, destacam-se: Flusser (transversal a toda a reflexão); Delors e Morin (sobre a escola); Munari e Cardoso (arte/design); Itten e Kandinsky (cor); Agamben, Villafañe, Didi-Huberman, Rancière, Benjamin e Careri (tempo, imagem, jogo). É do confronto, entre a bagagem pessoal e construída ao longo dos tempos e os novos entendimentos que irrompem do programa curricular, que nascem duas propostas. "As cores e os seus significados" é relativa ao módulo 2 (cor) e "Geografias Identitárias" é relativa ao módulo 3 (imagem). Ambas emergem da pretensão de aliar artes plásticas e design gráfico, os domínios artístico e profissional de uma escola. Observações e ações dão lugar a reflexões. Observações e ações originam uma escrita.
dc.language.isopor
dc.rightsrestrictedAccess
dc.subjectCiências da educação
dc.subjectEducational sciences
dc.titleItinerários de identificação: aspirações e tensões no ensino artístico e profissional
dc.typeRelatório de Estágio
dc.contributor.uportoFaculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
dc.identifier.tid202277585
dc.subject.fosCiências sociais::Ciências da educação
dc.subject.fosSocial sciences::Educational sciences
thesis.degree.disciplineMestrado em Ensino de Artes Visuais no 3º. Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
thesis.degree.grantorFaculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
thesis.degree.grantorUniversidade do Porto
thesis.degree.level1
Appears in Collections:FPCEUP - Relatório de Estágio

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
346206.pdf
  Restricted Access
Itinerários de identificação: aspirações e tensões no ensino artístico e profissional670.19 kBAdobe PDF    Request a copy from the Author(s)


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.