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https://hdl.handle.net/10216/121703
Author(s): | Luísa Xavier Sans de Magalhães |
Title: | A escalada como espaço de educação, cidadania e participação política: uma aproximação ecológica |
Issue Date: | 2019-07-15 |
Description: | Dentro do campo plural das Ciências da Educação, no qual é possível analisarcruzamentos entre temáticas como o desporto e a cidadania sob olhar da Educação, proponhoperceber a escalada como um ambiente educativo, propício ao desenvolvimento decompetências cívicas. O ambiente da escalada é considerado nesta investigação sobretudo emseus aspectos de natureza não formal e informal, no sentido mais geral de uma educação paraa vida. A convicção que direciona a escolha do objeto de investigação é que tais processoseducativos não formais e informais podem produzir um retorno positivo sobre a sociedade civilatravés do desenvolvimento dessas competências cívicas básicas para a formação do cidadão.Esta investigação foi levada na forma de um estudo de caso de natureza qualitativaassentado nas vozes dos sujeitos: vinte e um entrevistados entre escaladoras e escaladores, nodecorrer de sua participação no Campeonato Mundial de Escalada em Innsbruck na Áustria emsetembro de 2018. Deve-se aqui ressaltar que este evento tem um cariz particular, pois tratou-se dum evento desportivo organizado, pela primeira vez, sob os critérios da apresentação daescalada nos Jogos Olímpicos 2020. Portanto, o conteúdo destas entrevistas presta-se a seranalisado a partir das interações existentes entre os sistemas e contextos proximais e distais dase dos indivíduos na perspectiva do desenvolvimento humano assim como teorizada peloBronfenbrenner (2011). Emergiram então três categorias. Em primeiro lugar o que concerne atrajetória de vida das e dos atletas, em segundo lugar os aspectos inerentes à construção dacomunidade escaladora, e por fim as questões ligadas com os possíveis impactos daapresentação da escalada nas olímpiadas.É demostrado ao longo do trabalho que as e os entrevistados encontram na prática daescalada uma lente através da qual è possível viver e interpretar um conjunto de eventos esituações típicas do desenvolvimento de uma pessoa e de uma comunidade num sentido maisgeral. Fica evidente também que os mesmos não se limitam à prática da escalada em si, masque harmonizam essa prática à ambientes externos ao da escalada, a partir de tomadas deconsciência que abrem para o desenvolvimento de competências de cidadania propriamenteditas. |
Subject: | Ciências da educação Educational sciences |
Scientific areas: | Ciências sociais::Ciências da educação Social sciences::Educational sciences |
TID identifier: | 202270211 |
URI: | https://hdl.handle.net/10216/121703 |
Document Type: | Dissertação |
Rights: | restrictedAccess |
Appears in Collections: | FPCEUP - Dissertação |
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