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https://hdl.handle.net/10216/121703
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.creator | Luísa Xavier Sans de Magalhães | |
dc.date.accessioned | 2022-09-07T11:31:33Z | - |
dc.date.available | 2022-09-07T11:31:33Z | - |
dc.date.issued | 2019-07-15 | |
dc.date.submitted | 2019-08-02 | |
dc.identifier.other | sigarra:345041 | |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/10216/121703 | - |
dc.description | Dentro do campo plural das Ciências da Educação, no qual é possível analisar cruzamentos entre temáticas como o desporto e a cidadania sob olhar da Educação, proponho perceber a escalada como um ambiente educativo, propício ao desenvolvimento de competências cívicas. O ambiente da escalada é considerado nesta investigação sobretudo em seus aspectos de natureza não formal e informal, no sentido mais geral de uma educação para a vida. A convicção que direciona a escolha do objeto de investigação é que tais processos educativos não formais e informais podem produzir um retorno positivo sobre a sociedade civil através do desenvolvimento dessas competências cívicas básicas para a formação do cidadão. Esta investigação foi levada na forma de um estudo de caso de natureza qualitativa assentado nas vozes dos sujeitos: vinte e um entrevistados entre escaladoras e escaladores, no decorrer de sua participação no Campeonato Mundial de Escalada em Innsbruck na Áustria em setembro de 2018. Deve-se aqui ressaltar que este evento tem um cariz particular, pois tratou- se dum evento desportivo organizado, pela primeira vez, sob os critérios da apresentação da escalada nos Jogos Olímpicos 2020. Portanto, o conteúdo destas entrevistas presta-se a ser analisado a partir das interações existentes entre os sistemas e contextos proximais e distais das e dos indivíduos na perspectiva do desenvolvimento humano assim como teorizada pelo Bronfenbrenner (2011). Emergiram então três categorias. Em primeiro lugar o que concerne a trajetória de vida das e dos atletas, em segundo lugar os aspectos inerentes à construção da comunidade escaladora, e por fim as questões ligadas com os possíveis impactos da apresentação da escalada nas olímpiadas. É demostrado ao longo do trabalho que as e os entrevistados encontram na prática da escalada uma lente através da qual è possível viver e interpretar um conjunto de eventos e situações típicas do desenvolvimento de uma pessoa e de uma comunidade num sentido mais geral. Fica evidente também que os mesmos não se limitam à prática da escalada em si, mas que harmonizam essa prática à ambientes externos ao da escalada, a partir de tomadas de consciência que abrem para o desenvolvimento de competências de cidadania propriamente ditas. | |
dc.language.iso | por | |
dc.rights | restrictedAccess | |
dc.subject | Ciências da educação | |
dc.subject | Educational sciences | |
dc.title | A escalada como espaço de educação, cidadania e participação política: uma aproximação ecológica | |
dc.type | Dissertação | |
dc.contributor.uporto | Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação | |
dc.identifier.tid | 202270211 | |
dc.subject.fos | Ciências sociais::Ciências da educação | |
dc.subject.fos | Social sciences::Educational sciences | |
thesis.degree.discipline | Mestrado em Ciências da Educação | |
thesis.degree.grantor | Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação | |
thesis.degree.grantor | Universidade do Porto | |
thesis.degree.level | 1 | |
Appears in Collections: | FPCEUP - Dissertação |
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