Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10216/121703
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorLuísa Xavier Sans de Magalhães
dc.date.accessioned2022-09-07T11:31:33Z-
dc.date.available2022-09-07T11:31:33Z-
dc.date.issued2019-07-15
dc.date.submitted2019-08-02
dc.identifier.othersigarra:345041
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10216/121703-
dc.descriptionDentro do campo plural das Ciências da Educação, no qual é possível analisar cruzamentos entre temáticas como o desporto e a cidadania sob olhar da Educação, proponho perceber a escalada como um ambiente educativo, propício ao desenvolvimento de competências cívicas. O ambiente da escalada é considerado nesta investigação sobretudo em seus aspectos de natureza não formal e informal, no sentido mais geral de uma educação para a vida. A convicção que direciona a escolha do objeto de investigação é que tais processos educativos não formais e informais podem produzir um retorno positivo sobre a sociedade civil através do desenvolvimento dessas competências cívicas básicas para a formação do cidadão. Esta investigação foi levada na forma de um estudo de caso de natureza qualitativa assentado nas vozes dos sujeitos: vinte e um entrevistados entre escaladoras e escaladores, no decorrer de sua participação no Campeonato Mundial de Escalada em Innsbruck na Áustria em setembro de 2018. Deve-se aqui ressaltar que este evento tem um cariz particular, pois tratou- se dum evento desportivo organizado, pela primeira vez, sob os critérios da apresentação da escalada nos Jogos Olímpicos 2020. Portanto, o conteúdo destas entrevistas presta-se a ser analisado a partir das interações existentes entre os sistemas e contextos proximais e distais das e dos indivíduos na perspectiva do desenvolvimento humano assim como teorizada pelo Bronfenbrenner (2011). Emergiram então três categorias. Em primeiro lugar o que concerne a trajetória de vida das e dos atletas, em segundo lugar os aspectos inerentes à construção da comunidade escaladora, e por fim as questões ligadas com os possíveis impactos da apresentação da escalada nas olímpiadas. É demostrado ao longo do trabalho que as e os entrevistados encontram na prática da escalada uma lente através da qual è possível viver e interpretar um conjunto de eventos e situações típicas do desenvolvimento de uma pessoa e de uma comunidade num sentido mais geral. Fica evidente também que os mesmos não se limitam à prática da escalada em si, mas que harmonizam essa prática à ambientes externos ao da escalada, a partir de tomadas de consciência que abrem para o desenvolvimento de competências de cidadania propriamente ditas.
dc.language.isopor
dc.rightsrestrictedAccess
dc.subjectCiências da educação
dc.subjectEducational sciences
dc.titleA escalada como espaço de educação, cidadania e participação política: uma aproximação ecológica
dc.typeDissertação
dc.contributor.uportoFaculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
dc.identifier.tid202270211
dc.subject.fosCiências sociais::Ciências da educação
dc.subject.fosSocial sciences::Educational sciences
thesis.degree.disciplineMestrado em Ciências da Educação
thesis.degree.grantorFaculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
thesis.degree.grantorUniversidade do Porto
thesis.degree.level1
Appears in Collections:FPCEUP - Dissertação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
345041.pdf
  Restricted Access
A escalada como espaço de educação, cidadania e participação política: uma aproximação ecológica681.55 kBAdobe PDF    Request a copy from the Author(s)


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.