Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10216/121652
Author(s): Matheus Gonçalves de Salles
Title: Inovação pedagógica em tempo de mudanças no ensino superior: reflexões sobre as implic(ações) da inovação no ensino e na aprendizagem
Issue Date: 2019-06-17
Description: A reflexão sobre a inovação pedagógica no ensino superior é um temade grande importância no contexto atual de mudanças de paradigmas nasociedade da aprendizagem e do conhecimento. Os avanços das tecnologias dacomunicação, as novas demandas do mercado de trabalho e as mudanças noperfil dos estudantes são algumas das considerações pertinentes para umareflexão sobre práticas docentes e modelos pedagógicos utilizados atualmenteem alguns contextos, assim como o próprio sentido das universidades nasociedade.O trabalho propõe uma reflexão sobre mudanças nos modelospedagógicos de ensino-aprendizagem-avaliação, as quais podem trazer consigoimplicações implícitas e efeitos colaterais, identificados muitas vezes apenasapós sua implementação nos contextos. Este trabalho tem como objetivo centralentender e sistematizar algumas destas implicações, identificadas pelosdocentes distinguidos no ano de 2015 nos Prémios de Excelência Pedagógicada Universidade do Porto. Coordenado pelo Gabinete de Inovação Pedagógica,os Prémios de Excelência Pedagógica foram criados para distinguir, promover edivulgar modelos educativos de excelência que atendam aos desafiospedagógicos atuais. Nessa perspectiva, valoriza-se a aplicação de processoscoordenados de ensino, aprendizagem e avaliação, bem como aprendizagemativa pelo estudante. Destinado a docentes, investigadores ou a grupos dedocentes que se constituam como uma equipa pedagógica na leccionação deuma ou mais unidades curriculares.Desde a construção do quadro conceptual teórico e metodológicocientífico à sistematização das entrevistas, percorremos o caminho da definiçãoda inovação pedagógica e das implicações no processo de construção de novosparadigmas de ensino-aprendizagem-avaliação. Não temos como pretensãoesgotar o tema, cientes da complexidade da problemática e seus contextos, noentanto, concentramos o nosso esforço em dinamizar os diferentes discursos epropor novas reflexões sobre a educação no ensino superior.
Subject: Ciências da educação
Educational sciences
Scientific areas: Ciências sociais::Ciências da educação
Social sciences::Educational sciences
TID identifier: 202270203
URI: https://hdl.handle.net/10216/121652
Document Type: Dissertação
Rights: openAccess
Appears in Collections:FPCEUP - Dissertação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
344686.pdfInovação pedagógica em tempo de mudanças no ensino superior: reflexões sobre as implic(ações) da inovação no ensino e na aprendizagem1.11 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.